Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde

Authors

  • Luciana Cordeiro Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Cassia Baldini Soares Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem
  • Elda de Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Luiza Carraschi de Oliveira
  • Heloisa da Veiga Coelho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000300013

Abstract

O objetivo deste estudo foi avaliar as transformações relativas às concepções e propostas de práticas dos agentes comunitários de saúde (ACS), que participaram de processo educativo acerca das ações na atenção básica em saúde, voltadas a pessoas que consomem drogas de forma prejudicial. O processo educativo foi participativo e partiu de considerações teóricas da Saúde Coletiva, campo que concebe o consumo de drogas como fenômeno de natureza social e propõe políticas e práticas intersetoriais para lidar com essa questão. A coleta de dados adotou formulário pré-pós-teste com questões abertas, que foram respondidas por 16 ACS. Os dados foram analisados com vistas a verificar a homogeneidade/heterogeneidade dos achados em relação às categorias de análise teóricas que fundamentaram o processo educativo. Os resultados foram divididos em: concepções sobre consumidores de drogas e determinantes do uso; e políticas e práticas sociais para o cuidado em saúde envolvendo o uso de drogas. Por meio da avaliação, constatou-se que o processo educativo expôs a contradição entre os discursos moralistas predominantes e a realidade social do território onde esses ACS atuam. Conclui-se que houve transformação dos ACS em relação às suas concepções sobre o consumidor de drogas e sobre os problemas advindos do consumo de drogas. Os ACS identificaram suas limitações práticas e a responsabilidade do Estado relativa às políticas públicas voltadas ao consumo de drogas. A avaliação do processo educativo por meio de formulário pré-pós-teste mostrou-se útil para compor a análise da transformação do discurso dos participantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-01

Issue

Section

Original research articles

How to Cite

Cordeiro, L., Soares, C. B., Oliveira, E. de, Oliveira, L. C. de, & Coelho, H. da V. (2014). Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde . Saúde E Sociedade, 23(3), 897-907. https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000300013