Riscos, autorizações e pendências: uma reflexão do sistema CEP-CONEP a partir da antropologia da saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palabras clave:

CEP-CONEP, antropologia da saúde, risco, pendência, autoridade

Resumen

Neste artigo, refletimos sobre práticas e concepções normativas colocadas pelo sistema do Comitê de Ética e Pesquisa da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP-CONEP) que tem resultado em entraves para as pesquisas das Ciências Humanas e Sociais (CHS), embora essas, em sua maioria, não coloquem em risco a integridade física, psicológica ou social dos participantes. Os impedimentos suscitaram reações por parte de pesquisadoras/res dessas áreas, notadamente aquelas/es da antropologia da saúde,
o que culminou, em 2016, na definição de uma resolução específica da CONEP para as pesquisas nessa área.
A partir de reflexões, debates e situações suscitadas por nossa prática como pesquisadora/res, orientadora/res, membros de CEP e/ou de grupos de trabalho da CONEP, discutimos como, a partir de compreensões diversas sobre a noção de “risco” e sua tipificação, e de um ideário contratual da relação de pesquisa pautado na ideia de “autorização”, se produz a “pendência”, categoria nodal de avaliação dos comitês de ética. As tentativas de fixação de modelos para essas três categorias esbarram na complexidade envolvida no trabalho de campo, quando este é formado por diferentes atores, com interesses distintos e por vezes conflituosos, comumente observados em instituições atravessadas por relações de poder, especialmente no campo da saúde.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Martinho Braga Batista e Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social, Departamento de Políticas e Instituições de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Carlos Guilherme do Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Departamento de Antropologia. Natal, RN, Brasil.

  • Waleska Aureliano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referencias

Publicado

2024-11-12

Número

Sección

Dossie

Cómo citar

Batista e Silva, M. B., Valle, C. G. do, & Aureliano, W. (2024). Riscos, autorizações e pendências: uma reflexão do sistema CEP-CONEP a partir da antropologia da saúde. Saúde E Sociedade, 33(3), e240374pt. https://doi.org/10.1590/