Pandemia de covid-19 e o cuidado de populações vulneráveis: arranjos e enfrentamentos produzidos no Estado de São Paulo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902025240214pt

Mots-clés :

Populações Vulneráveis, Covid-19, Modelos de Assistência à Saúde, Gestão em Saúde

Résumé

Neste artigo, analisamos os caminhos de cuidado desenvolvidos por duas regiões de saúde do estado de São Paulo voltados às populações em situações de vulnerabilidade, em resposta à pandemia de covid-19. Trata-se de uma investigação do tipo estudo de casos múltiplos, com abordagem quali-quantitativa. Foram utilizados questionários semiestruturados e 29 entrevistas envolvendo gestores e profissionais da saúde atuantes nos Departamentos Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde de 6 municípios, das Regiões de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo e do interior. Nossas análises mostraram que persistem invisibilidades e uma perspectiva homogeneizadora sobre “ser/estar vulnerável”. Em relação ao tema das inovações, reiteramos os desafios enfrentados por gestores e profissionais da saúde que vivenciaram a intensificação de forças contrárias à construção de ações cuidadoras, tendo em vista as escolhas governamentais – em âmbito estadual/federal. Em que pese tais desafios e ações de cuidado identificadas, as andanças nos municípios nos convocam a refletir acerca da necessidade de ampliação da atuação intersetorial, em razão das necessidades e potencialidades presentes nos territórios em relação ao tema das vulnerabilidades, especialmente considerando que as iniciativas visibilizadas pouco apontam para articulações e arranjos diferentes dos produzidos a partir da lógica tradicional de pensar-agir em saúde.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Greice Herédia dos Santos Moura, Universidade Federal de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Instituto Saúde e Sociedade, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Laboratório de Desigualdades Sociais (LEDS)

  • Carlos Roberto de Castro-Silva, Universidade Federal de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Instituto Saúde e Sociedade, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Laboratório de Desigualdades Sociais (LEDS)

  • Valéria Monteiro Mendes, Universidade Federal de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo (USP), Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina

  • Deborah Nimtzovitch Cualhete, Universidade Federal de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Instituto Saúde e Sociedade, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Laboratório de Desigualdades Sociais (LEDS).

  • Lumena Almeida Castro Furtado, Universidade Federal de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Departamento de Medicina Preventiva, Escola Paulista de Medicina, Laboratório de Saúde Coletiva (Lascol)

  • Ademar Arthur Chioro dos Reis, Universidade Federal de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Departamento de Medicina Preventiva, Escola Paulista de Medicina, Laboratório de Saúde Coletiva (Lascol)

Références

Publiée

2025-12-03

Numéro

Rubrique

Original research articles

Comment citer

Moura, G. H. dos S. ., de Castro-Silva, C. R. ., Mendes, V. M. ., Cualhete, D. N. ., Furtado, L. A. C. ., & dos Reis, A. A. C. . (2025). Pandemia de covid-19 e o cuidado de populações vulneráveis: arranjos e enfrentamentos produzidos no Estado de São Paulo. Saúde E Sociedade, 34(4), e240214pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902025240214pt