Reflexões sobre o racismo no cuidado em saúde e o acompanhamento do Programa Bolsa Família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902025240148pt

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Racismo, Interseccionalidade

Resumo

Buscou-se analisar as narrativas de profissionais da atenção primária à saúde do município do Rio de Janeiro sobre as pessoas acompanhadas pelo Programa Bolsa Família, a partir dos conceitos de racismo e interseccionalidade. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e participativa. Foram realizados grupos focais, grupos hermenêuticos e um encontro de avaliação. Para cada grupo foram construídas narrativas a partir da síntese dos núcleos argumentais presentes nas falas. O cuidado às famílias acompanhadas é permeado pela noção de outridade. Produzem-se julgamentos morais em relação às pessoas, vistas como acomodadas e irresponsáveis, culpabilizando as mulheres e desqualificando-as como mãe. A estrutura das narrativas produzidas revela o racismo que as sustenta. O racismo genderizado nega às mulheres o estatuto de humanidade e de mulher. Há incômodos com os signos de beleza feminina, considerados supérfluos e prova de uso indevido do recurso, revelando o desejo de controle sobre os corpos das mulheres e naturalizando-se a precariedade de suas situações materiais de vida. Reproduz-se o racismo institucional, com impacto no cuidado, pois reafirmam vulnerabilidades. Desvelar o racismo nas narrativas constitui-se uma ferramenta para seu enfrentamento, permitindo a reflexão e a transformação das práticas e contribuindo para a construção de políticas públicas antirracistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorginete de Jesus Damião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Nutrição. Departamento de Nutrição Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Rute Ramos da Silva Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Alimentação e Nutrição. Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé. Instituto NUTES. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Julliana Ayres Lima Freire, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Nutrição. Departamento de Nutrição Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Evelyne Lobato, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Nutrição. Departamento de Nutrição Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Damião, J. de J., Costa, R. R. da S., Freire, J. A. L., & Lobato, E. (2025). Reflexões sobre o racismo no cuidado em saúde e o acompanhamento do Programa Bolsa Família. Saúde E Sociedade, 34(1), e240148pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902025240148pt