O aprendizado de criminalística: interações entre as modalidades formal, informal e não-formal de educação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v15i1p10-15Palavras-chave:
Ciência forense, Criminalística, Modalidades de ensino.Resumo
O artigo avalia o trânsito do conhecimento criminalístico entre as vertentes do ensino informal, não-formal e
formal. Para tanto, foi realizado estudo descritivo transversal com alunos do Curso de Formação Profissional (CFP) de Peritos Criminais da Academia de Polícia Civil Sylvio Terra (ACADEPOL-PCERJ) e com alunos de Ensino Superior e Médio que buscaram mini-cursos na área de Criminalística. A partir da resposta de 202 questionários foi possível determinar claramente um ciclo informal-formal do ensino de Criminalística. Filmes e seriados de Televisão têm incrementado o interesse pela área, oferecendo um conhecimento prévio e levando à busca por cursos e palestras não formais. Os alunos do ensino formal também adquiriram conhecimentos prévios por meio destas mídias. Esse interesse pode ser aproveitado no Ensino Médio como fator de interdisciplinaridade e contextualização de conteúdos de ciências naturais. Já no Ensino Superior, deve propiciar o estabelecimento de cursos e habilitações em Criminalística. Dessa forma, devem-se formar profissionais com interesse pela área e, sobretudo, cidadãos mais conscientes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-06-07
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
1.
Garrido RG. O aprendizado de criminalística: interações entre as modalidades formal, informal e não-formal de educação. Saúde ética justiça [Internet]. 7º de junho de 2010 [citado 30º de junho de 2024];15(1):10-5. Disponível em: https://revistas.usp.br/sej/article/view/45758