Figurinos, cores e enquadramentos do filme O Palhaço: aspectos plásticos na construção de um universo fechado e nostálgico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.103443Palavras-chave:
O Palhaço, figurino, enquadramento, direção de arte, cinema sul-americano.Resumo
Neste artigo, analisaremos alguns aspectos artísticos que compõe a mise-en-scène do filme O Palhaço, sobretudo o figurino e o enquadramento dos personagens, de modo a compreender de que modo estes elementos colaboram na composição visual de uma narrativa nostálgica, que tem lugar num tempo histórico impreciso e comprimido pela paisagem montanhosa de Minas Gerais. Tendo em vista a recepção de crítica e público que o filme recebeu, é importante compreendermos a importância dos elementos plásticos na elaboração de uma bem sucedida obra sul-americana que dialoga com o cinema contemporâneo internacional.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
BORDWELL, D; Thompson, K. A arte do cinema: uma introdução. Campinas; São Paulo: Editora da UNICAMP : Editora da USP, 2013.
BURCH, N. Práxis do cinema, São Paulo: Perspectiva,1992.
COOK, P. Screening the past: memory and nostalgia in cinema. London; New York: Routledge, 2005.
FEOLE, I. Wes Anderson: Genitori, figli e altri animali, Milano: Bietti, 2014 (edição kindle).
MERTEN, L. C. “3ª via”. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 25 dez. 2011, p. 64.
METZ, C. A significação no cinema, São Paulo: Perspectiva, 1980.
MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Editora Moraes, 1970.
ORICCHIO, L. Z. “A emoção do circo”. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 11 jul. 2011, p. 7.
RODRIGUES, F. J. Do figurino cênico ao figurino de moda: a modernização do figurino nas telenovelas brasileiras (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, 2009.
SORLIN, P. Sociologie du cinema: ouverture pour l' histoire de demain. Paris: Aubier Montaigne, 1977.
Referências filmográficas
A FESTA da menina morta. Matheus Nachtergaele, Brasil, 2008.
BUDAPESTE. Walter Carvalho, Brasil, 2009.
FA yeung nin wa (Amor à flor da pele). Kar Wai Wong, Hong Kong/China, 2000.
FAR from heaven (Longe do paraíso). Todd Haynes, EUA, 2002.
FELIZ Natal. Selton Mello, Brasil, 2008.
MOONRISE Kingdom. Wes Anderson, EUA, 2012.
O PALHAÇO. Selton Mello, Brasil, 2011.
THE GRAND Budapeste Hotel (O Grande Hotel Budapeste). Wes Anderson, EUA/Alemanha/Reino Unido, 2014.
ZUZU Angel. Sérgio Rezende, Brasil, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Marina Soler Jorge

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.