Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.106955Palavras-chave:
Back to the Future, Donnie Darko, temporalidade, contingência, ambiência, ficção científicaResumo
o objetivo deste trabalho é abordar a questão da temporalidade (como fenômeno cinematográfico e cultural) a partir de dois filmes que, em suas enormes diferenças, encontram-se no terreno comum da temática da viagem no tempo e do drama/comédia adolescente: Back to the Future (Robert Zemeckis, 1985) e Donnie Darko (Richard Kelly, 2001). Partindo das teses de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a problemática do aumento da contingência na experiência pós-moderna, empreende-se uma análise das ambiências temporais geradas nos dois filmes, bem como suas diferentes concepções de tempo e contingência.
Downloads
Referências
BECK, J. C. “The concept of narrative: an analysis of Requiem for a Dream(.com) and Donnie Darko(.com)”. Convergence: the international journal of research into new media technologies, Bedfordshire, vol. 10, n. 3, 2004.
BOOTH, P. “Intermediality in film and internet: Donnie Darko and issues of narrative substantiality”. Journal of Narrative Theory, Michigan, vol. 38, n. 3, outono 2008.
CUA LIM, B. Translating time: cinema, the fantastic, and temporal critique. Durham: Duke University Press, 2009.
DOANE, M. A. The emergence of cinematic time: modernity, contingency, the archive. Cambridge: Harvard University Press, 2002.
ERNST, W. Chronopoetik: Zeitwesen und Zeitgaben technischer Medien. Berlin: Kadmos, 2012.
FELINTO, E. “Donnie Darko: imagem, tecnologias digitais e multimediação em um filme entre o underground e o massivo”. Contracampo, Niterói, n. 23, abr-jul. 2015.
FLUSSER, V. Gesten: Versuch einer Phänomenologie. Düsseldorf: Bollmann, 1993.
________. Medienkultur. Frankfurt am Main: Fischer, 1999.
________. Kommunikologie. Frankfurt am Main: Fischer, 2007.
GUMBRECHT, H. U. Stimmungen lesen: über eine verdeckte Wirklichkeit der Literatur. München: Carl Hanser, 2011.
________. After 1945: latency as origin of the present. Stanford: Stanford University Press, 2013.
________. “Allgegenwärtig und gehoben – ob unsere Gegenwart das Schöne absorviert”, comunicação na Bayerische Akademie der Schönen Künste (documento eletrônico inédito cedido pelo autor), 2014.
GENGARO, C. L. “Music in flux: musical transformation and time travel in Back to the Future”. In. NI FHLAINN, S. (org.). The worlds of Back to the Future: critical essays on the films. McFarland Publishers, 2010.
HARMAN, G. Quentin Meillassoux: philosphy in the making. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011.
KING, G. Donnie Darko. London: Wallflower Press, 2007.
KRAJEWSKI, M. Restlosigkeit: Weltprojekte um 1900. Frankfurt am Main: Fischer, 2006.
LAND, N. Fanged noumena (collected writings, 1987-2007). Falmouth: Urbanomic, 2011.
LANGFORD, B. Film genre: Hollywood and beyond. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2005.
LEE, C. Screening generation X: the politics and popular memory of youth in contemporary cinema. Surrey: Ashgate, 2010.
MCCARTHY, E. “Back to the Fifties! Fixing the Future”. In. Ni Fhlainn, S. (org.). The worlds of Back to the Future: critical essays on the films. McFarland Publishers, 2010.
NEGARESTANI, R. Cyclonopedia – complicity with anonymous materials. Melbourne: Re.Press, 2008.
NI FHLAINN, S. (org.). The worlds of Back to the Future: critical essays on the films. McFarland Publishers, 2010.
PEIXOTO, N. B. “O futuro do passado: a pós-modernidade na ficção científica”. In. OLALQUIAGA, M.C (org.). Pós-Modernidade. Campinas: Unicamp, 1988.
SHAIL, A. & STOATE, R. Back to the Future. London: BFI Film Classic, 2010.
THACKER, E. In the dust of this planet – horror of philosophy vol. 1. Winchester: Zero Books, 2011.
WALTERS, J. “When people run in circles: structures of time and memory in DonnieDarko”. In. Lee, C. (ed.). Violating time: history, memory, and nostalgia in cinema. New York: Continuum, 2012.
YILMAZ, A. “The popularity of time travel in contemporary media: being Erica and time travel as individualised consumer choice”. Science Fiction Film and Television, Liverpool, vol. 6, n. 3, outono, 2013.
Referências audiovisuais
BACK to the Future (De volta para o futuro). Robert Zemeckis, Estados Unidos, 1985.
DONNIE Darko. Richard Kelly, Estados Unidos, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Erick Felinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.