Entre muitos, entre dois: a imagem coabitada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.125898Palavras-chave:
Documentário, espaço comum, comunidades de cinema.Resumo
Este artigo analisa o filme Uma vez entrei num jardim (2012), de Avi Mograbi, à luz da noção de imagem coabitada. Guiada pela conversação entre os protagonistas (o cineasta e seu amigo Ali Al-Azhari), a cena fílmica se deixa afetar – em sua materialidade sensível – pela interação entre personagens pertencentes a mundos distintos (árabes e judeus), permitindo-lhes partilhar um espaço comum, aberto às diferenças e à igualdade.
Downloads
Referências
ARENDT, H. O que é política? Fragmentos das obras póstumas compilados por Ursula Ludz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
AZOULAY, A. Civil imagination: a political ontology of photography. London; New York: Verso, 2015.
BARTHES, R. Fragmentos de um discurso amoroso. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
COMOLLI, J. L. Ver e poder – A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
ESPOSITO, R. Dom e dever: entrevista com Roberto Esposito. Entrevistadores: Franco Melandri e Sergio Sinigaglia. 2015. Disponível em: https://goo.gl/kBp2hV Acesso em: 3 abr. 2017.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.
NANCY, J. L. La communauté désoeuvrée. Paris: Christian Bourgois, 2004.
Referências audiovisuais
AQUI e em qualquer lugar. Criação: Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin. França, 1976.
FELIZ aniversário, Sr. Mograbi! Criação: Avi Mograbi. França; Israel, 1999.
RELIEF. Criação: Avi Mograbi. Israel, 1999.
UMA VEZ entrei num jardim. Criação: Avi Mograbi. Israel, 2012.
VINGUE tudo, mas deixe um de meus olhos. Criação: Avi Mograbi. França; Israel, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 César Geraldo Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.