A intencionalidade das formas expressivas: estilo e método em Bordwell e Baxandall
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.131149Palavras-chave:
estilo, método, Bordwell, Baxandall.Resumo
Com o intuito de estimular a apropriação entre pesquisadores de diferentes produções audiovisuais, este artigo sistematiza os recursos metodológicos usados por Bordwell e Baxandall para a análise de questões estilísticas em dois tipos de produções artísticas: filmes e quadros. O texto aponta proximidades e complementaridades entre os dois autores. Entre elas figuram o desenvolvimento de análises focadas nas formas expressivas dos objetos de estudo, o uso do paradigma problema/solução, a recusa das teorias generalizantes, uma atenta perspectiva histórica e a preocupação em não impor o método à produção analisada, respeitando os modos de composição de cada obra.
Downloads
Referências
ANEAS, T. G. Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de “cachorro-peixe” e “últimos desejos da kombi”, da Almapbbdo. 2016. 383 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/x7JfdQ>. Acesso em: 27 jul. 2017.
BAXANDALL, M. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
______. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BORDWELL, D. “O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos”. In: RAMOS, F. P. (Org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Senac, 2005. p. 277-301. v. 2.
______. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008.
______. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
FONSECA, D. G. D. Subversão em três quadros: padrões de intenção na obra de Laerte Coutinho. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/iGUkvo>. Acesso em 15 ago. 2016.
MAUÉS, J. P. Chang Cheh e o cinema da força: estudo estilístico a partir de dez filmes do diretor. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/bU2MVj>. Acesso em 26 jul. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Tess Chamusca Pirajá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.