Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas

Autores

  • Pedro Plaza Pinto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138493

Palavras-chave:

realismo cinematográfico, cinema brasileiro, análise fílmica

Resumo

O drama realista Um céu de estrelas (1996), de Tata Amaral, é analisado a partir da estruturação do seu relato, com especial atenção a aspectos de montagem, cenário e movimentação. A análise fílmica propõe-se a operar a leitura do curta-metragem Mooca, São Paulo (1996), de Francisco César Filho, sequência inicial do primeiro. Este artigo investiga como o conjunto estabeleceu a construção dos corpos numa condição que os faz oscilar entre repouso e explosão, erotismo e abjeção, espaço público e privado, naturalismo dramático e distanciamento crítico. Aponta-se, assim, a contribuição desses materiais ao contraditório realismo contemporâneo do final do século XX no cinema brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Pedro Plaza Pinto, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Comunicação (ECA/USP), professor do departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná.

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Referências audiovisuais

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Publicado

04/27/2018

Como Citar

Pinto, P. P. (2018). Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(49), 149-166. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138493