A arte nacional em Painel (1950): entre o presente e o passado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138642Palavras-chave:
Painel, Lima Barreto, documentárioResumo
Este artigo analisa o curta-metragem Painel (1950), dirigido por Lima Barreto, baseado no painel Tiradentes, pintado por Cândido Portinari. Esmiuçando elementos narrativos, visuais e sonoros, nosso objetivo é analisar a maneira com que o filme cria uma visualidade de seu tempo ligada à modernidade – por meio da arte moderna, arquitetura, design, música –, ao mesmo tempo em que trata de um evento do passado, a Inconfidência Mineira.
Downloads
Referências
AMARAL, A. Arte Para quê? a preocupação social na arte brasileira, 1930-1970: subsídios para uma história social da arte no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 2003.
ARGAN, G. C. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
AZEVEDO, Á. de. Lira dos vinte anos e poesias diversas. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
CARVALHO, J. M. de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DENIS, R. C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
EGG, A. Modernismo musical e colaboração internacional na Política de Boa Vizinhança. Baleia na Rede, Marília, v. 1, n. 10, p. 62-81, 2013.
FICHER, S.; ACAYABA, M. M. Arquitetura moderna no Brasil. São Paulo: Projeto, 1982.
FREITAS, A. Arte de guerrilha: vanguarda e conceitualismo no Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.
GALVÃO, M. R. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
MILLIET, M. A. Tiradentes: o corpo do herói. 1998. Tese (Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2013.
ONOFRE, C. C. O zoom nas trilhas da Vera Cruz: a trilha musical da companhia cinematográfica Vera Cruz. 2005. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade de Campinas, Campinas, 2005.
PORTINARI, C. Tiradentes. 1948. 1 original de arte, painel a têmpera em tela, 309 × 1767 cm. Disponível em: https://goo.gl/QTxjfP. Acesso em: 26 mar. 2018.
RAMOS, F. P.; MIRANDA, L. F. A. de. (Orgs.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Senac São Paulo, 2000.
SANTOS, C. R. dos; LAGE, C. F. Cataguases: patrimônio da modernidade (1). Arquitextos, ano 5, jan. 2005. Disponível em: https://goo.gl/QCACgm. Acesso em: 26 mar. 2018.
SANTOS, I. D. Enquadrando a nação: a cultura nacional e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz no início dos anos 1950. 2015. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
SANTOS, M. C. L. dos. Móvel moderno no Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.
SILVA, E. de C. As representações do Colégio de Cataguases e de suas práticas educativas nas memórias de seus ex-alunos. (Década de 1950). 2005. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2005.
TOLENTINO, C. A. F. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Unesp, 2001.
TOTA, A. P. O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
XAVIER, I. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Referências audiovisuais
PAINEL. Lima Barreto, Brasil, 1950. (16 min).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Igor David dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.