Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141972Palavras-chave:
Cinema Novo, Villa-Lobos, história, ruína, Walter BenjaminResumo
Partimos de conceitos de Walter Benjamin e analisamos, nos filmes O desafio (Paulo César Saraceni, 1965), Terra em transe (Glauber Rocha, 1967) e Os herdeiros (Carlos Diegues, 1970), as sequências com música de Villa-Lobos que evocam tanto a ideia da história como catástrofe quanto o filme Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964), com o qual tais filmes se relacionam também pelo elemento do travelling. Porém, diferentemente da utopia do filme de 1964, feito antes do Golpe Militar, a instalação da ditadura traz para os personagens idealistas o sentimento catastrófico, que, a partir de Benjamin, pode ser entendido também como potência.
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Referências
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Filmografia (em ordem cronológica)
O DESCOBRIMENTO do Brasil. Humberto Mauro, Brasil, 1937.
DEUS E O DIABO na terra do sol. Glauber Rocha, Brasil, 1964.
O DESAFIO. Paulo Cezar Saraceni, Brasil, 1965.
TERRA em transe. Glauber Rocha, Brasil, 1967.
UN FILM comme les autres (Um filme como os outros). Jean-Luc Godard, França, 1968.
OS HERDEIROS. Carlos Diegues, Brasil, 1970.
NO INTENSO agora. João Moreira Salles, Brasil, 2017.
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