Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos

Autores

  • Luíza Beatriz Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141972

Palavras-chave:

Cinema Novo, Villa-Lobos, história, ruína, Walter Benjamin

Resumo

Partimos de conceitos de Walter Benjamin e analisamos, nos filmes O desafio (Paulo César Saraceni, 1965), Terra em transe (Glauber Rocha, 1967) e Os herdeiros (Carlos Diegues, 1970), as sequências com música de Villa-Lobos que evocam tanto a ideia da história como catástrofe quanto o filme Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964), com o qual tais filmes se relacionam também pelo elemento do travelling. Porém, diferentemente da utopia do filme de 1964, feito antes do Golpe Militar, a instalação da ditadura traz para os personagens idealistas o sentimento catastrófico, que, a partir de Benjamin, pode ser entendido também como potência.

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Biografia do Autor

  • Luíza Beatriz Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pós-doutoranda em Música na UFRJ. Pesquisa financiada pela Capes.

Referências

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Filmografia (em ordem cronológica)

O DESCOBRIMENTO do Brasil. Humberto Mauro, Brasil, 1937.

DEUS E O DIABO na terra do sol. Glauber Rocha, Brasil, 1964.

O DESAFIO. Paulo Cezar Saraceni, Brasil, 1965.

TERRA em transe. Glauber Rocha, Brasil, 1967.

UN FILM comme les autres (Um filme como os outros). Jean-Luc Godard, França, 1968.

OS HERDEIROS. Carlos Diegues, Brasil, 1970.

NO INTENSO agora. João Moreira Salles, Brasil, 2017.

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Publicado

07/04/2018

Como Citar

Alvim, L. B. (2018). Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(50), 123-142. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141972