A hora dos fornos e o cinema político italiano por volta de 1968
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.145159Palavras-chave:
Mostra do Novo Cinema de Pesaro, 1968, A hora dos fornos, Terceiro Cinema, cinema políticoResumo
A IV Mostra del Nuovo Cinema di Pesaro (Itália) foi um evento-chave no qual confluiu o cinema político latino-americano. Em junho de 1968, entre os festivais de Cannes (maio) e Veneza (agosto-setembro) – sacudidos pelas revoltas do 1968 –, Pesaro também viveu dias agitados, convulsionados. Foi aí que A hora dos fornos (1966-1968), de Solanas e Getino, teve sua estreia internacional. Este artigo reconstrói os eventos de Pesaro a partir de documentos internos da Mostra, além de escritos e testemunhos de seus principais protagonistas italianos: Lino Micciché, Goffredo Fofi, Valentino Orsini, entre outros. Ao mesmo tempo, o texto revisita os vínculos prévios de Solanas e Getino com o cinema político italiano, bem como a inserção de A hora dos fornos no circuito do cinema militante daquele país.Downloads
Referências
APRÀ, A. “Valentino Orsini: I dannati della terra”. Cinema e Film, Roma, n.7-8, 1969, p. 58-69.
ARGENTIERI, M. “Un grande disegno reformatori” (Conversa com Antonio Medici). In: Archivio Audiovisivo del Movimento Operaio e Democratico di Roma, Annali 4. Il Pci e il cinema tra cultura e propaganda. Annali 4, AAMOD, Roma, 2001.
ARISTARCO, G. “Mirarse en un espejo o verse por dentro: Entrevista con Guido Aristarco”. Cine al día, Caracas, n. 6, 1968.
ARLORIO, P., FOFI, G., TORRI, G., VOLPI, G. “Fernando Solanas: il cinema come fucile” (Entrevista com Fernando Solanas). Ombre Rosse, Roma, v. 3, n. 7, 1969, p. 3-23.
BIRRI, F. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2008.
BRUNETTA, G. P., Storia del cinema italiano: dal miracolo economico agli anni novanta. Roma: Editori Riuniti, 1998.
CENTRO DOCUMENTAZIONE CINEMA E LOTTA DI CLASSE. Carta do Centro Documentação. Roma, 9 fev. 1971. Arquivo Vico Codella.
CODELLA, V. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2000.
COLLEONI, F. “Fanon, Violence and Rebellion in Italian Cinema”, Interventions, 17:3, 2014, p. 329-342. DOI: 10.1080/1369801X.2014.992455
CORBUCCI, G. “L’ora dei forni e la autocontestazione”. Cinema Nuovo, Roma, n. 194, 1968.
“DICHIARIAZIONE del cinema latinoamericano a Pesaro”. In: Pesaro 68, p.84 (documento mimeografado depositado no Arquivo da Mostra de Pesaro).
ESPINOSA, J. G. “Pesaro y la nueva izquierda”. Cine cubano, Havana, n. 49-51, 1968.
FERRERO, A. “L’ora dei forni e il nostro terzo mondo”. Cinema Nuovo, Roma, n. 202, 1969.
FILIPPI, A. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Buenos Aires, 2017.
______. Il mito del Che. Torino: Einaudi, 2007.
______. “L’ora dei forni: appunti su una metodologia di cinema rivoluzionario nel Terzo Mondo”. Cinema 60, Roma, n. 69, 1968.
FOFI, G. Il cinema italiano, servi e padroni. Milano: Feltrinelli, 1971.
______. “Solanas e il cinema didattico: molti Vietnam”. Ombre Rosse, Roma, n. 5, 1968.
______. Capire con il cinema. Milano: Feltrinelli, 1977.
______. Dieci anni difficili. Firenze: La casa Usher, 1985.
______. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2000.
______. Il ’68 senza Lenin. Roma: Edizioni e/o, 1998.
______. Le nozze coi fichi secchi. Napoli: L´ancora, 1999.
GUEVARA, A. ¿Y si fuera una huella? Epistolario. Madrid: Ed. del autor, 2008.
LARA, F. “Pesaro, un festival violento y confuso, día tras día”; Nuestro Cine, Madri, n. 74, p. 29-37, jun. 1968.
MESTMAN, M. “A última imagem sacra da revolução latino-americana”; Revista ECO-Pós, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2; 2014. [2006]
______. “From Italian Neorealism to New Latin American Cinema. Ruptures and continuities during the 1960s.”. In: GIOVACCHINI, S.; SKLAR, R. Global Neorealism 1930-1970. The Transnational History of a Film Style. Jackson: University Press of Mississippi, 2011. p. 163-177.
MICCICHÉ, L. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2000.
______. “Solanas: un cineasta militante”. Cinema 60, Roma, n. 73-74, 1970.
ORSINI, V. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 27 set. 2000.
ROSSELLINI, R. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2000.
SOLANAS, F. Resposta de Fernando Solanas ao Questionário da Mostra de Pesaro 68. Roma, documento mimeografado, 1968.
SPILA, P. “Politicità del cinema e politicizzazione”. Cinema e Film, Roma, n. 5-6, verão 1968, p. 41-52.
TISO, C et al. “Esperienze e ribellione a livello filmico. Tavola rotonda su film d´informazione e film poetico/politici”. Filmcritica, Roma, n. 222, p. 84-104, 1972, p.84-104.
TORRI, B. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2000.
VERBITSKY, H. “Valentino Orsini y su fe en el hombre” (Entrevista com Valentino Orsini), Cine 64, Buenos Aires, v. 1, n. 7, 1964, p. 3-4.
VOLPI, G.; ROSSI, A.; CHESSA, J. (Org.). Barricate di carta. Milano; Udine: Mimesis Cinema, 2013.
VVAA, “Declarazione del cinema latino-americano a Pesaro”. In: Pesaro 68. Documenti, p. 84.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Mariano Mestman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.