As misérias da agulha do Cinema do Povo

um filme feminista no primeiro cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147866

Palavras-chave:

primeiro cinema, cinema do povo, feminismo

Resumo

O artigo pretende analisar o primeiro filme produzido pelo Cinema do Povo na França, em janeiro de 1914, intitulado Les misères de l’aiguille (As misérias da agulha). O filme foi francamente orientado para mostrar os problemas das mulheres urbanas na classe trabalhadora francesa. A análise fílmica nos revelou não apenas um modo totalmente diferente de mostrar as mulheres, com motivação feminista, mas também, uma nova representação da mulher, mesmo pelo movimento operário do início do século XX na França, como podemos ver comparando caricaturas, desenhos e imagens produzidos pela imprensa e artistas militantes.

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Biografia do Autor

  • Luiz Felipe Cezar Mundim, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne (2016). Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2017. Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (2007). Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás (2003), e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003). Formação com ênfase na área de História Contemporânea e História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes campos de pesquisa: história social do trabalho, história do cinema e história intelectual.

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Publicado

07/01/2019

Como Citar

Mundim, L. F. C. (2019). As misérias da agulha do Cinema do Povo: um filme feminista no primeiro cinema. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(52). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147866