Escuridão, resistência e silêncio em Le silence de la mer, de Jean-Pierre Melville

Autores

  • Waldemar Dalenogare Neto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.149108

Palavras-chave:

análise fílmica, cinema francês, resistência

Resumo

Este artigo busca desenvolver reflexões acerca do filme Le silence de la mer, dirigido por Jean-Pierre Melville e lançado em 1949. Propõe-se uma articulação entre a estética, representada pela escuridão, a narrativa, desenvolta no silêncio, e a resistência francesa na Segunda Guerra Mundial, pela história adaptada da obra homônima de Jean Bruller, para analisar como o diretor quebra com um padrão fílmico que havia entrado em vigor no período pós-guerra.

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Biografia do Autor

  • Waldemar Dalenogare Neto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Desenvolve pesquisas sobre a relação entre política e cinema. Diretor do Centro de Estudos do Cinema Soviético (Cinesov) e membro da Academia Brasileira de Cinema.

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Referências audiovisuais
LE SILENCE de la mer. Jean-Pierre Melville, França, 1949.

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Publicado

07/01/2019

Como Citar

Dalenogare Neto, W. (2019). Escuridão, resistência e silêncio em Le silence de la mer, de Jean-Pierre Melville. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(52). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.149108