Uruguai se filma
praticando documentário, praticando história (1920-1990)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.154197Palavras-chave:
documentário uruguaio, história do Uruguai, história e cinemaResumo
O livro Uruguay se filma: prácticas documentales (1920-1990) editado por Georgina Torello e organizado a partir do Grupo de Estudios Audiovisuales (GEstA), traça um panorama amplo do cinema de não ficção no Uruguai, recuperando e analisando um patrimônio fílmico disperso. Os nove textos que compõem a publicação dedicam-se às relações entre história e cinema documental naquele país em diferentes momentos, debatendo temas contundentes, como o nacionalismo, o cinema científico, as concepções de povo e os debates em torno da ditadura e da luta armada.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. “O que é um povo”. In: DIAS, B. P.; NEVES, J. (coord.). A política dos muitos: povo, classes e multidão. Lisboa: Tinta da China, 2010. p. 31-34.
ARAÚJO, M. P. N. “Memórias comparadas das esquerdas no Brasil e na Argentina: o debate da luta armada”. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL, 10., 2010, Recife. Anais… Rio de Janeiro: Associação Brasileira de História Oral, 2010. Disponível em: https://tinyurl.com/yxnmf2lu. Acesso em: 23 jan. 2019.
BERNARDET, J.-C. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PARANAGUÁ, P. A. Le cinéma en Amérique latine: le miroir éclaté – historiographie et comparatisme. Paris: L’Harmattan, 2000.
PELLEGRINO, I. W. “Las orígenes del cine científico en Uruguay y la conformación del Instituto de Cinematografía de la Universidad de la República”. In: TORELLO, G. (ed.). Uruguay se filma: prácticas documentales (1920-1990). Montevideo: Irrupciones, 2008. p. 43-64.
TORELLO, G. (ed.). Uruguay se filma: prácicas documentales (1920-1990). Montevideo: Irrupciones, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Isadora Remundini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.