As midias e seus precurssores: emergencia das mediagoes como campo de ideias cientificas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2003.159020Palavras-chave:
midas, mediação, ambientes, ecologia da comunicação, semioseResumo
Existem muitos argumentos conflitantes no emprego da palavra midias como substantivo plural para designar as novas relagoes instauradas entre os meios e, conseqiientemente, os produtos dos novos processos de mediagao. For um lado, ha a resistencia daqueles que advogam a ideia de que tudo aquilo que e novo tern de ser, obrigatoriamente, batizado com uma nova terminologia sem a qual a novidade pode nao passar de uma falacia. For outro, a heranga do pensamento de Marshall McLuhan sobre os meios {medium/media) como extensao. Esse artigo examina uma outra hipotese: a compreensao das midias nao apenas como meios, isto e, vefculos de extensao, mas sobretudo como ambientes informacionais onde acontecem media- ^oes de uma outra natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Irene Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.