Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor

Autores

  • Luíza Beatriz Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Diana Maron City University of New York

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518

Palavras-chave:

Atuação, Cinema silencioso, Ópera, Teatro

Resumo

Neste artigo, consideramos o aspecto da atuação no cinema silencioso de estrelas da ópera com o objetivo de trazer questionamentos sobre uma possível influência das experiências desses artistas em sua atuação operística no sentido de um maior naturalismo. Colocando a atuação nos palcos dentro de uma esfera mais ampla, estudamos o “pictorialismo” (as poses), comum no teatro não musicado do final do século XIX e adotado também na ópera. Para nossas reflexões, usamos um caso com boa documentação de exibição cinematográfica, o da estrela do Metropolitan Opera House, a soprano Geraldine Farrar, como Carmen, no filme homônimo de 1915 de Cecil B. DeMille.

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Biografia do Autor

  • Luíza Beatriz Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ.

  • Diana Maron, City University of New York

    Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutoranda na City University of New York (CUNY).

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Publicado

07/08/2020

Como Citar

Alvim, L. B., & Maron, D. (2020). Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 47(54), 83-101. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518