Festivais de cinema pós-Covid-19: impactos e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.176299Palavras-chave:
Cinema, Festivais de Cinema, Pandemia, Coronavírus, Novas MídiasResumo
Diante da pandemia de Covid-19, diversos festivais de cinema no Brasil e no mundo tiveram que se adaptar à situação de distanciamento social, o que reconfigurou parte dos eventos para ambientes virtuais. A importância dos festivais como criadores de público e janelas de exibição para obras com menor alcance de distribuição pode estar iniciando um caminho de diferentes fruições para o audiovisual, mais alinhado com a internet, as novas mídias e o consumo individual e residencial. O presente estudo faz um levantamento nos níveis internacional, nacional e regional das adaptações dos festivais de cinema em 2020, apontando a partir daí os possíveis novos rumos do audiovisual.
Downloads
Referências
ANDREW, Dudley. “An atlas of world cinema”. In: DENNISON, Stephanie e LIM, Song Hwee (orgs.). Remapping world cinema: Identity, culture and politics in film. Londres/Nova York: Wallflower, 2006.
ANDREW, Dudley. “Além do Mapa do Cinema Mundial”. In: DENNISON, Stephanie (org.). World Cinema: As novas cartografias do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2013. (Série de Estudos da Socine).
BALBI, Clara. “Impacto do coronavírus na cultura será de mais de R$ 100 bilhões, diz especialista”. Folha de São Paulo, 03 abr. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/04/impacto-do-coronavirus-na-cultura-sera-de-mais-de-r-100-bilhoes-diz-especialista.shtml>. Acesso em: 23 de jun. 2020.
BERTINI, Alfredo. Economia da Cultura: A indústria do entretenimento e o audiovisual no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2008.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. Trad. Susana Alexandria. São Paulo:
Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 2010.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. “A Teoria Barberiana da Comunicação”. In: TRINDADE, Eneus; LACERDA, Juciano de Sousa; FERNANDES, Mário Luiz (Orgs.). Entre comunicação e mediações: visões teóricas e empíricas. Campina Grande: Eduepb, 2019.
MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge, UK: The MIT Press,
MANOVICH, Lev. “Novas Mídias como tecnologia e ideia: dez definições”. In: LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de Cartógrafo – Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. Tradução: Fidelina Gonzáles. Coleção Comunicação Contemporânea 3, São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MATTOS, Tetê. “Festivais pra quê? Um estudo crítico sobre festivais audiovisuais brasileiros”. In: BAMBA, Mahomed (Org.). A recepção cinematográfica: teoria e estudos de caso. Salvador: EDUFBA, 2013.
MELEIRO, Alessandra (Org). Cinema no mundo: indústria, política e mercado. v. 2. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural, Unesp, 2003.
PERGOLA, Alessandra Campos. O cinema e a produção audiovisual: um estudo preliminar sobre as novas formas de distribuição na Internet. BOCC, 2004. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/pergola-alessandra-distribuicao-na-internet.html
SOUSA, Ana Paula. “Coronavírus vai marcar o fim de uma era no cinema”. Folha de São Paulo. 01 mai. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/05/coronavirus-vai-marcar-o-fim-de-uma-era-no-cinema.shtml>. Acesso em 23 de jun. de 2020.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.
STERRITT, David. “Virtual Cinema”. In: Quarterly Review of Film and Video. v 37, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/10509208.2020.1772655 >. Acesso em: 24 de jun. de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nathan Nascimento Cirino, Kleyton Jorge Canuto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.