Desmistificações da fotografia: Machado, Wolf e o fotógrafo-montador
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.183208Palavras-chave:
Teoria da fotografia, Fotografia Contemporânea, Hibridismo, Montagem, Michael WolfResumo
Neste artigo, discutiremos as contribuições de Arlindo Machado para uma nova compreensão não só do ato fotográfico, mas do próprio estatuto do fotógrafo na contemporaneidade. Para tal, relacionaremos a obra Street View, do fotógrafo alemão Michael Wolf, com reflexões filosóficas sobre a fotografia desenvolvidas por Flusser, Benjamin e Didi-Huberman em diálogo com Machado. Para este autor, a noção histórica da fotografia está se expandindo e, nessa conjuntura, o lugar do fotógrafo também se transforma. Assim, sugerimos como hipótese que o fotógrafo aparece menos como um “caçador de imagens” e mais como um arqueólogo ou um montador, uma espécie de crítico-colecionador trabalhando a partir de fragmentos, retalhos, sobras de sonhos e imagens.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, W. “Pequena história da fotografia”. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 91-107.
BARTHES, R. A câmera clara. Tradução de Júlio Castañon. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BELLOUR, R. L’entre-images. Paris: La Différence, 1990.
BELLOUR, R. et al. Passages de l’image. Paris: Georges Pompidou, 1990.
CHIODETTO, E. “Editor de Mundos”. Associação Cultural VideoBrasil, São Paulo, 2009. Disponível em: http://site.videobrasil.org.br/dossier/textos/1033186/1033205. Acesso em: 10 fev. 2021.
CHIODETTO, E. (org.). Geração 00: a nova fotografia brasileira. São Paulo: Sesc Edições, 2013.
DELEUZE, G. Francis Bacon: a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante do tempo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, G.; GISINGER, A. “Compreender por meio da fotografia”. Zum Revista de Fotografia, São Paulo, n. 13, p. 86-103, 2017.
DYER, G. “Como fotografar a rua sem sair de casa”. Zum Revista de Fotografia, São Paulo, n. 1, p. 106-119, 2011.
FERRARA, L. Comunicação, espaço, cultura. São Paulo: Annablume, 2008.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FLUSSER, V. Ins Universum der technischen Bilder. Göttingen: European Photography, 1985.
FLUSSER, V. Los gestos, fenomenologia y comunicación. Barcelona: Herder, 1994.
FLUSSER, V. We shall survive in the memory of others. Köln: Verlag der Buchhandlung Walther König, 2010.
FLUSSER, V. Natural: mente – vários acessos ao significado de Natureza. São Paulo: Annablume, 2011.
FLUSSER, V. “A consumidora consumida”. Comentário, Rio de Janeiro, v. 13, n. 51, p. 35-46, 1972.
FONTCUBERTA, J. La fúria de las imágenes: notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galáxia Gutenberg, 2016.
LEÃO, L. A estética do labirinto. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2002.
MACHADO, A. “Fotografia em mutação”. Nicolau, Curitiba, n. 49, p. 14-15, 1993.
MACHADO, A. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1996.
MACHADO, A. “A fotografia como expressão do conceito”. Studium, Campinas, n. 2, p. 5-23, 2000.
MACHADO, A. “Repensando Flusser e as imagens técnicas”. Interlab: Labirintos, 2002.
MACHADO, A. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2005.
MACHADO, A. O sujeito na tela. Modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.
MACHADO, A. “Waldemar Cordeiro: o brasileiro precursor da arte mediada por computadores”. Revista ECO-Pós, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 27-35, 2015a.
MACHADO, A. A ilusão especular uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015b.
MOHOLY-NAGY, L. Vision in motion. Chicago: Paul Theobald, 1947.
MOHOLY-NAGY, L. “Photography in the advertisement”. In: PHILLIPS, C. (org.). Photography in the modern era: european and critical writings, 1913-1940. New York: The Metropolitan Museum of Art/Aperture, 1989.
MONTEJO NAVAS, A. M. Fotografia & poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu, 2017.
PERSICHETTI, S. Imagens da fotografia brasileira 2. São Paulo: Editora Senac, 2000.
POIVERT, M. La photographie contemporanie. Paris: Flammarion, 2010.
ROUILLÉ, Andre. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SONTAG, S. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WOLF, M. ASOUE (a series of unfortunate events). Köln: Wanderer Books, 2012.
Referências audiovisuais
BLOW up (Depois daquele beijo). Michelangelo Antonioni, Inglaterra, 1966.
PEEPING. Willem Aerts, Holanda, 2012.
REAR window (Janela indiscreta). Alfred Hitchcock, Estados Unidos, 1954.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Osmar Gonçalves dos Reis Filho, Fábio Ciquini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.