Cannes 1964: marco do engajamento dos críticos franceses ao Cinema Novo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.194358Palavras-chave:
Festival de Cannes, Cinema Novo, Cinema brasileiro, Crítica francesa, Cahiers du CinémaResumo
Este artigo examina como o Festival de Cannes de 1964 foi decisivo para que a crítica francesa começasse a reverenciar o Cinema Novo em um momento em que algumas publicações, especialmente a Cahiers du Cinéma, passavam por uma reformulação político-ideológica. Por meio de uma análise histórica sobre a chegada dos cinemanovistas à Cannes, da avaliação dos jornais e revistas publicados durante o festival – encontrados nos arquivos da Cinemateca Francesa –, e de uma entrevista com a crítica Sylvie Pierre, foi possível verificar que Cannes 1964 marcou o início de um alinhamento entre os franceses e os cinemanovistas, e quais eram os interesses que estavam em jogo em cada um dos lados.
Downloads
Referências
BAECQUE, A. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura (1944-1968). São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BARONCELLI, J. “Un film brésilien”. Le Monde, Paris, 12 maio.1964.
CHAUVET, L. “Le dieu...”. Le Figaro, Paris, 12 maio.1964.
DAHL, G. [Correspondência]. Destinatário: Glauber Rocha. Paris, 10 mar. 1963a. In: BENTES, I. (org.). Cartas para o mundo: Glauber Rocha. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 186-190.
DAHL, G. [Correspondência]. Destinatário: Glauber Rocha. Paris, 1963b. In: BENTES, I. (org.). Cartas para o mundo: Glauber Rocha. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 195-206.
DIEGUES, C. Vida de cinema: antes, durante e depois do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
FIGUEIRÓ, B. Coprodução de cinema com a França: mercado e internacionalização. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2018.
FIGUEIRÔA, A. Cinema Novo: A onda do jovem cinema e sua recepção na França. Campinas: Papirus, 2004.
JEANDER. “Le film de...”. Libération, Paris, 12 maio.1964.
LACHIZE, S. “Un curieux film brésilien”. L’Humanité, Paris, 12 maio.1964.
MOULLET, L. “La victoire des morts”. Cahiers du Cinéma, Paris, n.156, jun.1964.
PEREIRA, M. “O Columbianum e o cinema brasileiro”. Alceu, Rio de Janeiro, v.8, n.15, jul-dez.2007.
PIERRE, S. “Un texte dans ses histoires”. Trafic, Paris, n.100.2016.
ROCHA, G. “Eztetyka da Fome 65”. (1965). In: ROCHA, G. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. p. 63-67.
SADOUL, G. “Une grande révélation”. Les Lettres Françaises, Paris, 21 maio.1964.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Belisa Figueiró
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.