Fronteiras da leitura: sobre cinema e literatura, por Manuel Puig
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.206471Palavras-chave:
cinema, roteiro, Manuel Puig, adaptação, neorrealismo italianoResumo
Tradução para o português do texto “Cinema and the Novel”, de Manuel Puig, originalmente publicado em volume editado por John King, Modern Latin American Fiction: A Survey (1987), pp. 283-290, com tradução para o inglês por Nick Caistor.
Downloads
Referências
Andrade, M. No cinema. Organizado por Paulo José da Silva Cunha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
Barthes, R. A câmara clara – nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
Benjamin, W. Obras escolhidas: magia, técnica, arte e política. São Paulo. Brasiliense, 1987.
Brecht, B. “El processo de los tres centavos (O processo dos três vinténs)”. In: El compromisso en literatura y arte. Barcelona: Península, 1984.
Borges, J. L. Esse ofício do verso. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
Cozarinsky, E. Borges em/e/sobre cinema. São Paulo: Iluminuras, 2000.
Mamet, D. Sobre direção de cinema. Rio de Janeiro: Civilizacao Brasileira, 2010, 2a ed.
Metz, C. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
Metz, C. O significante imaginário – psicanálise e cinema. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.
Moraes, V. O cinema de meus olhos. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
Puig, M. “Cinema and the Novel”. In: King, John (Ed). Modern Latin American fiction: a survey. Trad.: Nick Caistor. Londres: Faber and Faber, 1987, pp. 283-290.
Puig, M. Boquinhas pintadas [1969]. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
Puig, M. O beijo da mulher-aranha [1976]. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
Stam, R. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natasha Romanzoti, Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.