O tempo e o olhar na fotografia de Cláudia Andujar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.221071

Palavras-chave:

Cláudia Andujar, intangível, tempo, olhar, punctum

Resumo

Este artigo parte de uma questão apresentada em debates do Grupo de Pesquisa de Fotografia da Intercom, em 2020, sobre o tempo de observação de uma fotografia. Dessa forma, buscamos refletir sobre o tempo do olhar diante de uma imagem e o que ele pode comunicar a partir do sujeito que observa e se relaciona com a  foto. Apresentamos autores como Maurício Lissovsky, Boris  Kossoy e Roland Barthes e realizamos uma leitura flutuante da série É o trem do diabo, de Cláudia Andujar. Por fim, entendemos que o tempo contemplativo é fundamental para a afetividade que chama o olhar, comunicando aspectos presentes na subjetividade do observador, não sendo possível apreender o Outro em sua totalidade.

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Biografia do Autor

  • Rayane Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Membro do Imaginalis – Grupo de Pesquisa em Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS). 

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Publicado

10/18/2024

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Lacerda, R. (2024). O tempo e o olhar na fotografia de Cláudia Andujar. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 51, 1-20. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.221071