Desfazendo os nós semióticos em Nossa Senhora Desatadora de Nós
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2005.65615Palavras-chave:
Semiótica visual, Imagem, Sincretismo, Discurso, Memória.Resumo
Este artigo se propõe a investigar as relações de persuasão e de interpretação de uma imagem pictórica de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, na forma de folheto ou gravura, destinada à reprodução e distribuição em massa, bem como preservação da memória e da comunicação de um discurso religioso sob a perspectiva de análise deste discurso. A imagem sincrética selecionada pode ser examinada sobre domínios da semiótica visual e, portanto, fundamentar-se na semiótica greimasiana. No percurso gerativo do sentido irão se determinar os dispositivos que o enunciador estabelece e o enunciatário interpreta a partir do texto não-verbal em seu plano de expressão relacionado ao seu plano de conteúdo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Cristiane Wosniak
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.