Desconstrução, opacidade e desmemória: a re-invenção da fotografia na prática contemporânea

Autores

  • Osmar Gonçalves Reis Filho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2007.65646

Palavras-chave:

Fotografia, Semiótica, Estética.

Resumo

O texto procura apontar para uma transformação no universo da fotografia que transcende dimensões técnicas. Trata-se de uma mutação mais profunda que se dá no estatuto mesmo da imagem fotográfica, na maneira singular como ela produz sentido. Historicamente, a fotografia sempre esteve ligada à idéia da mimese especular. As obras contemporâneas, entretanto, colocam em jogo  uma concepção mais ampla e complexa de mimese. O signo fotográfico representa, mas é, também ele, um objeto, um construto intencional e subjetivo. Através de operações de desconstrução, de interferência e opacidade, essas obras não só explicitam como reinventam a constituição mediática da fotografia.

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Publicado

06/23/2007

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reis Filho, O. G. (2007). Desconstrução, opacidade e desmemória: a re-invenção da fotografia na prática contemporânea. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 34(27), 89-99. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2007.65646