Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas

Autores

  • Pedro Plaza Pinto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68158

Palavras-chave:

Crítica, Salles Gomes, Glauber Rocha.

Resumo

Glauber Rocha releu, no final da década de 1970, a importância da crítica de Paulo Emilio Salles Gomes para a sua trajetória. Essa operação contraditória e digressiva seguiu o curso de uma problematização que outros críticos e realizadores do Cinema Novo consideravam evidente: qual é a efetiva presença das concepções críticas de um na atividade criativa e intelectual de outro? A proposta deste texto é considerar essa questão tendo como base as palavras do cineasta, mas também a ressonância das considerações de Paulo Emilio nos textos de Sylvie Pierre e David Neves sobre a figuração glauberiana.

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Biografia do Autor

  • Pedro Plaza Pinto, Universidade Federal do Paraná
    Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e professor do Departamento de História da UFPR Universidade Federal do Paraná)

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Publicado

06/22/2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pinto, P. P. (2011). Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 33-48. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68158