O caminho do olhar: entre as pinturas e as vinhetas de televisão

Autores

  • Felipe Muanis Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68163

Palavras-chave:

Vinheta, Visível, Eixo Z, Observador, Profundidade.

Resumo

A imagem do cinema tem uma forte relação com a pintura. A televisão, todavia, costuma ser esquecida nessas discussões. O artigo ora apresentado relaciona pinturas e vinhetas institucionais da Rede Globo de Televisão e da MTV, para buscar similaridades nas estratégias de composição da imagem. Em diálogo com a teoria do visível proposta por Oliver Fahle, busca-se inserir a imagem televisiva em um contexto mais amplo das teorias da imagem.

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Biografia do Autor

  • Felipe Muanis, Universidade Federal Fluminense
    Doutor em Comunicação Social pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF (Universidade Federal Fluminense).

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Publicado

2011-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O caminho do olhar: entre as pinturas e as vinhetas de televisão. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 109-128. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68163