Fotografia de fotopublicidade na ambientação urbana de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68165Palavras-chave:
Fotografia, Hélvio Romero, Fotopublicidade, Ambientação urbana, Narrativa crítica do consumo.Resumo
Esse artigo analisa fotografias de Hélvio Romero que retratam fotos publicitárias nas ruas da maior cidade da América do Sul, São Paulo. Partindo da constatação de que os outdoors agem sobre uma população citadina muito diversificada, indagamos quais são os processos de organização desse tipo de fotografia, ao ser instalada na cidade, apropriando-se de sua arquitetura e de seu traçado viário. No âmbito da publicidade ambiental, a fotografia torna-se produtora de cenas que são transfiguradas em lugares de específicos investimentos semânticos de valorização dos atributos físicos das figuras do enunciado, que são empregadas para destacar a narrativa da sexualidade, aí concebida como narrativa basilar do consumo.Downloads
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Publicado
06/22/2011
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2011 Ana Claudia de Oliveira
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Como Citar
Oliveira, A. C. de. (2011). Fotografia de fotopublicidade na ambientação urbana de São Paulo. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 131-151. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68165