Da pose fotográfica à passagem cinematográfica: fundamentos da imagem fotossensível
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68166Palavras-chave:
Pose, Passagem, Movimento, Fotografia, Cinema.Resumo
Em suas reflexões sobre a fotografia, Roland Barthes define a “pose” como sendo o fundamento da imagem fotográfica, apenas indicando sua distinção em relação ao cinema. Desenvolvendo esse raciocínio e relacionando-o a outros autores e obras, chegamos à passagem como fundamento da imagem cinematográfica: um fluxo de poses desfazendo-se e refazendo-se, não se colocando mais em questão um “isso foi”, mas um “isso passou”. Porém, ao aprofundarmos essa noção, fatalmente esbarramos em questões ligadas à representação do movimento na pintura e na fotografia. Assim, a fim de compreendermos algumas de suas singularidades, acompanharemos uma breve evolução dessa representação — do movimento simulado (pela pintura) ao restituído (pelo cinema), passando pelo condensado (na fotografia) ou decomposto (na cronofotografia).Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-06-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Cristian Borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Borges, C. (2011). Da pose fotográfica à passagem cinematográfica: fundamentos da imagem fotossensível. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 153-167. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68166