O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70950Palavras-chave:
Realismo, , Filme-testemunho, ArquivoResumo
Esse texto tem por objetivo refletir sobre o processo de criação dos arquivos de imagem visual, particularmente, sobre a importância, nesse processo, dos filmes-testemunho. Para isso, utilizaremos como ilustração filmes que pertenceram a diferentes catástrofes históricas: a Shoah (holocausto) e a ditadura militar brasileira. A criação desses arquivos repercute na apreensão do realismo como estratégia estética recorrente e nas formas de representação que elaboram essas imagens. Por isso, o registro do real realizado através das escolhas estéticas determina o ponto de vista ético e moral e as diferentes formas de apropriação do realismo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-12-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Cristiane Freitas Gutfreind
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Gutfreind, C. F. (2011). O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(36), 195-209. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70950