O texto fílmico entre a moldura e o enquadramento

Autores

  • Eduardo Peñuela Cañizal Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.70978

Palavras-chave:

Moldura, análise fílmica, olhar, tela, pintura.

Resumo

O artigo trata do papel que desempenha a moldura na função de recurso utilizado por cineastas para representar as coisas do mundo através do ritual poético, meio expressivo capaz de conferir às configurações fílmicas uma transcendência que os procedimentos denotativos anulam. Com essa finalidade, o trabalho é construído como um discurso de leitura destinado a interpretar passagens de Dreams (1990), de Akira Kurosawa.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Peñuela Cañizal, Universidade de São Paulo
    Professor titular aposentado da Universidade de São Paulo. Foi chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e Diretor da Escola de Comunicações e Artes. Um dos fundadores da Pós-Graduação em Comunicações e Artes. Tem livros e ensaios publicados em vários países.

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Publicado

2012-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O texto fílmico entre a moldura e o enquadramento. (2012). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(38), 13-26. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.70978