Uma pernambucana decidida: Nancy Wanderley na chanchada (1954-1960)

Autores

  • Júlio Lobo UFBA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71140

Palavras-chave:

Cinema brasileiro e nordestinos, cinema brasileiro e nordestinas, cinema brasileiro e estereótipos de gênero, Nancy Wanderley.

Resumo

Esse ensaio visa analisar de que modo a atriz carioca Nancy Wanderley construiu o tipo da pernambucana valente, principalmente com relação ao uso da força física, na maioria de suas participações na comédia cinematográfica musicada carioca, a chanchada, a partir de um estereótipo da mulher nordestina consolidado no baião Paraíba. Para isso investiga-se a origem histórica do termo, a transformação daquela canção em sucesso musical, bem como o surgimento de sua matriz audiovisual, a Madame Pau-Pereira no filme É fogo na roupa (1952). Aqui, analisaremos cinco filmes: O petróleo é nosso (1954), No mundo da lua (1958), O camelô da rua larga (1958), Quem roubou meu samba?(1959) e Samba em Brasília (1960).

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Biografia do Autor

  • Júlio Lobo, UFBA
    Doutor em ciências da comunicação (estética do audiovisual) pela Universidade de São Paulo (2002). Coautor do livro Glauber, a conquista de um sonho (Os anos verdes). Professor adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Professor titular do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2012-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma pernambucana decidida: Nancy Wanderley na chanchada (1954-1960). (2012). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(38), 86-123. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71140