Asas da história, anjos do desejo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71147Palavras-chave:
inema, fotografia, audiovisual, cotidiano urbano, história cultural.Resumo
Análise de leitura que o filme Asas do desejo (1987), de Wim Wenders, faz da cidade de Berlim, ressaltando a sintonia do projeto audiovisual com os escritores Walter Benjamin e Rainer Maria Rilke. Observa-se a cidade alemã dividida e fragmentada pelos traumas de guerra, mas diante da iminente queda do muro de Berlim. Na narrativa cinematográfica, a figura benjaminiana do “anjo da história” sustenta a ideia do conhecimento articulado pela luz da verdade e do amor e pela insustentabilidade da concepção histórica baseada na supremacia dos vencedoresDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
12/23/2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Atílio Avancini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Avancini, A. (2012). Asas da história, anjos do desejo. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(38), 227-246. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71147