Asas da história, anjos do desejo

Autores

  • Atílio Avancini USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71147

Palavras-chave:

inema, fotografia, audiovisual, cotidiano urbano, história cultural.

Resumo

Análise de leitura que o filme Asas do desejo (1987), de Wim Wenders, faz da cidade de Berlim, ressaltando a sintonia do projeto audiovisual com os escritores Walter Benjamin e Rainer Maria Rilke. Observa-se a cidade alemã dividida e fragmentada pelos traumas de guerra, mas diante da iminente queda do muro de Berlim. Na narrativa cinematográfica, a figura benjaminiana do “anjo da história” sustenta a ideia do conhecimento articulado pela luz da verdade e do amor e pela insustentabilidade da concepção histórica baseada na supremacia dos vencedores

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Biografia do Autor

  • Atílio Avancini, USP
    Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

12/23/2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avancini, A. (2012). Asas da história, anjos do desejo. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(38), 227-246. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71147