Imagem/Tempo: por um método lissovskyano de pesquisa em fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.221078

Palavras-chave:

fotografia, história, método biográfico, método iconológico, Lissovsky

Resumo

O que fazem, querem ou sonham as imagens? Desafiadoras indagações, pois não estamos diante de um campo de conhecimento fechado, mas numa arena a céu aberto, centrífuga e vertiginosa. É na leitura de sua história e de sua vertigem, do que foi, do que poderia ter sido e do que ainda será que a fotografia se revela. Em sua pesquisa, Mauricio Lissovsky coaduna duas metodologias, biográfica e iconológica. Contudo, constata-se que, da junção das partes, surge um método lissovskyano de análise de imagens fotográficas. Com embasamento teórico em sua extensa produção acadêmica, o que se propõe é o aprimoramento desse pensar metodológico sobre como entendê-las e como nos entender com as imagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcela Chaves do Valle, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), linha de Tecnologias da Comunicação e Estética. Especialista em Fotografia (UCAM), Fotógrafa, Professora e Pesquisadora dos temas da Fotografia, Imagem/Tempo, Arte e Política. Professora Substituta de Fotografia na ECO-UFRJ (2022-2023).

Referências

AGAMBEN, G. Signatura Rerum. sobre o método. São Paulo: Boitempo, 2019.

AGAMBEN, G. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.

BARTHES, R. A Câmara Clara. Notas sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BELTING, H. Antropología de la imagem. Buenos Aires: Katz Editores, 2007.

BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012 (Obras Escolhidas v.1).

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

BENJAMIN, W. The Arcades Project. Cambridge: Belknapp Press, 1999.

BREYTENBACH, B. Mandela’s Smile. Notes on South Africa. Harpers Magazine, New York, 2008. Disponível em: https://harpers.org/archive/2008/12/mandelas-smile/. Acesso em 10 jun. 2022.

CONTADOR, A. A noção de espera no contexto da experiência artística: “puxar o gatilho” vs. “recolher do chão”. Cadernos de Arte e Antropologia, Marseille, v. 5, n. 2, p. 11-17, 2017.

DIDI-HUBERMAN, G. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012.

GAGNEBIN, J. M. Walter Benjamin: os cacos da história. São Paulo: n-1 edições, 2018.

LISSOVSKY, M. Pausas do Destino. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014a.

LISSOVSKY, M. A Máquina de Esperar. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

LISSOVSKY, M. A vida póstuma de Aby Warburg: por que seu pensamento seduz os pesquisadores contemporâneos da imagem? Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 9, n. 2, p. 305-322, 2014b.

LISSOVSKY, M. O elo perdido da fotografia. Revista Laika, São Paulo, v. 1, n. 1, 2012.

LISSOVSKY, M. Dez proposições acerca do futuro da fotografia e dos fotógrafos do futuro. Revista FACOM, São Paulo, n. 23, p. 4-15, 2011.

LISSOVSKY, M. A Fotografia documental no limiar da experiência moderna. In: Encontro Anual da COMPÓS, XIV, 2005, Niterói. Anais […]. Niterói: UFF, 2005. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_855.pdf. Acesso em 26 jul. 2024.

LISSOVSKY, M. A Fotografia e a Pequena História de Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.

LUCA, A. A Reportagem Fotográfica do Ano do World Press Photo 2021. “Habibi” documentou a fertilização in vitro de mulheres palestinas com essa prática, que já deu origem a 96 “bebês da liberdade”. MediaTalks, São Paulo, 2021. Disponível em: https://mediatalks.uol.com.br/2021/04/17/reportagem-fotografica-do-ano-mostrabebes-palestinos/ Acesso em: 4 jan. 2024.

MAUAD, A. M. Sobre as imagens na História, um balanço de conceitos e perspectivas. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, v. 12, n. 14, p. 33-48, 2016a.

MAUAD, A. M. Memórias em movimento: fotografia e engajamento, a trajetória de Claudia Ferreira 1980-2014. Revista História: Debates e Tendências, Passo Fundo, v. 16, n. 2, p. 271-290, 2016b.

MITCHELL, W. J. T. What do pictures want? In: MITCHELL, W. J. T. What do pictures want?: the lives and loves of images. The University of Chicago Press, 2005, p. 28-56.

SANTIAGO JÚNIOR, F. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-51, 2019.

SANTOS, P. S. A espera peculiar de Siegfried Kracauer. Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 9, n. 32, 2015.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Valle, M. C. do. (2024). Imagem/Tempo: por um método lissovskyano de pesquisa em fotografia. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 51, 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.221078