Abstração, expropriação, antecipação: nota genealógica sobre as visões maquínicas da gestualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.229200

Palavras-chave:

Gesto, visão computacional, imagem técnica, abstração, previsão

Resumo

Este artigo propõe uma genealogia das visões maquínicas da gestualidade. O texto está estruturado em três partes. A primeira descreve como a reprodutibilidade técnica da imagem é posta a serviço da reduplicação do gesto, de sua abstração e de sua apropriação em diversos domínios. A segunda parte demonstra que a matriz do modelo técnico contemporâneo, voltada para a predição dos comportamentos, já estava parcialmente definida pela cibernética. Finalmente, a última parte analisa os dispositivos de visão computacional baseados na detecção automática de gestos e movimentos voltados para a predição e o controle da conduta. Esse percurso genealógico evidencia dois vetores de transformação: uma progressiva abstração e expropriação dos gestos pela imagem técnica e um relativo apagamento da identidade e da subjetividade à medida que o viés preditivo da imagem técnica é reforçado.

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Biografia do Autor

  • Mauricio Lissovsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Falecido em 2022, foi historiador, roteirista, pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).

  • Fernanda Bruno, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. 

  • Icaro Ferraz Vidal Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pesquisador colaborador do MediaLab, UFRJ.

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Publicado

2024-10-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Lissovsky, M., Bruno, F. ., & Vidal Junior, I. F. (2024). Abstração, expropriação, antecipação: nota genealógica sobre as visões maquínicas da gestualidade. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 51, 1-32. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.229200