Filmes de família, cinema amador e a memória do mundo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71254Palabras clave:
Filme de família, apropriação, documentário.Resumen
A retomada de imagens amadoras e de registros familiares em filmes documentários se intensificou no decorrer das últimas duas décadas. Esse artigo discute as noções de cinema amador e familiar propostas pelo pesquisador Roger Odin, o gesto de apropriação e de deslocamento dessas imagens, bem como sua recontextualização, no cinema contemporâneo. Concentraremo-nos na obra do artista húngaro Péter Forgács, que desde os anos 1980 realiza instalações e documentários com imagens amadoras produzidas, em grande parte, por cinegrafistas judeus da Europa Central. Forgács cria nesses filmes uma trama complexa, em que a vida dos personagens e os rumos tomados por eles se confundem com o destino do mundo.Descargas
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Publicado
2012-06-23
Número
Sección
Artigos
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Derechos de autor 2012 Consuelo Lins, Thais Blank
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Cómo citar
Filmes de família, cinema amador e a memória do mundo. (2012). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(37), 52-74. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71254