Um olhar semiótico sobre o efeito rashomon
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167292Palavras-chave:
Efeito rashomon, Semiótica discursiva, Enunciação audiovisualResumo
O efeito rashomon se caracteriza como uma narrativa que apresenta diversos pontos de vista contraditórios sobre um mesmo assunto, que convergem para um final inconclusivo. Esse conceito surgiu baseado no filme Rashomon (1950), de Akira Kurosawa, objeto de estudo deste trabalho. O filme é analisado por meio de conceitos da semiótica discursiva, como as noções de credulidade e credibilidade e os elementos da sintaxe discursiva. As variações nos pontos de vista e perspectivas ao longo da narrativa fílmica corroboram para a construção dos efeitos de sentido de objetividade e subjetividade, que por sua vez configuram os contratos enunciativos.
Downloads
Referências
BARROS, D. L. P. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3. ed. São Paulo: Humanitas; FFLCH, 2002.
BERTRAND, D. Caminhos da semiótica literária. Tradução: Grupo CASA. Bauru: EDUSC, 2003.
DUARTE, A. L. “De ‘Dentro do bosque’ a Rashomon: história, literatura e cinema”. ArtCultura, Uberlândia, v. 14, n. 24, p. 167-183, jan./jun. 2012.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 2005.
GREIMAS, A. J. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. Tradução Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Nankin; Edusp, 2014.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Tradução Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2011.
HEIDER, K. G. “The Rashomon Effect: When Ethnographers Disagree”. American Anthropologist, Hoboken, v. 90, n. 1, p. 73-81, 1988.
MASSI, F. O romance policial do século XXI: manutenção, transgressão e inovação do gênero. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
Referências audiovisuais
RASHOMON. Akira Kurosawa, Japão, 1950.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aline Aparecida Santos, Ana Silvia Lopes Davi Médola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.