Existe uma distinção relevante entre valores cognitivos e sociais?

Autores

  • Hugh Lacey Swarthmore College

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-31662003000200002

Palavras-chave:

Valores cognitivos, Valores sociais, Ciência, Controle da natureza, Imparcialidade, Neutralidade, Autonomia, Regras metodológicas, Estratégias, Agroecologia

Resumo

É útil trabalhar com um modelo das práticas de pesquisa científica segundo o qual existem três momentos-chave nos quais é preciso fazer escolhas, a saber, os momentos de: (i) adotar uma estratégia (ou regras metodológicas), (ii) aceitar teorias e (iii) aplicar o conhecimento científico. Os valores sociais podem ter papéis legítimos e importantes no primeiro e no terceiro momentos, porém não no segundo, quando apenas os valores cognitivos e os dados empíricos disponíveis têm papéis essenciais. A distinção entre valores cognitivos e valores sociais é necessária para sustentar este modelo e, portanto, para apoiar a visão de que o conhecimento científico imparcial pode ser o resultado de um processo influenciado por valores sociais, e também para indicar como a pesquisa deve ser conduzida de modo que o ideal de neutralidade seja sustentado mais plenamente. A maior parte deste artigo se dedica a explicar em detalhe como a distinção deve ser traçada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALTIERI, M. Agroecology: the science of sustainable development. Boulder, Westview, 1995.

ASQUITH, P. D. & NICKLES, T. (eds.). PSA 1982. Vol. 2. East Lansing, Philosophy of Science Association, 1983.

BUNGE, M. Scientific materialism. Dordrecht, Reidel, 1981.

COHEN, R. S. & SCHAFFNER, K. (eds.). Proceedings of the 1972 biennial meeting of the Philosophy of Science Association. Dordrecht, Reidel, 1974.

DOUGLAS, H. “Inductive risk and values in science.” In: Philosophy of Science, 67, 2000, p. 559-79.

DUPRÉ, J. Human nature and the limits of science. Oxford, Clarendon Press, 2001.

GÄRDENFORS, P.; KIJANIA-PLACEK, K. & WOLENSKI, J. (eds.). In the scope of logic, methodology and philosophy of science: volume two of the 11th international congress of logic, methodology and philosophy of science, Cracow, August 1999. Dordrecht, Kluwer, 2002.

HACKING, I. The social construction of what? Cambridge, Harvard University Press, 1999.

HARDING, S. & FIGUEROA, R. (eds.). Philosophical explorations of science, technology and diversity. Nova Iorque, Routledge, 2003.

HOYNINGEN-HUENE, P. & SANKEY, H. (eds.). Incommensurability and related matters. Dordrecht, Kluwer, 2001.

KITCHER, P. The advancement of science: science without legend, objectivity without illusions. Nova Iorque, Oxford University Press, 1993.

KITCHER, P. “A plea for science studies.” In: KOERTGE, N. (ed.). A house built on sand: exposing postmodernist myths about science. Nova Iorque, Oxford University Press, 1998, p. 32-56.

KITCHER, P. Science, truth and democracy. Nova Iorque, Oxford University Press, 2001.

KOERTGE, N. (ed.). A house built on sand: exposing postmodernist myths about science. Nova Iorque, Oxford University Press, 1998.

LACEY, H. Valores e atividade científica. São Paulo, Discurso Editorial, 1998.

LACEY, H. Is science value free? Values and scientific understanding. Londres, Routledge, 1999.

LACEY, H. “As sementes e o conhecimento que elas incorporam.” In: São Paulo em Perspectiva, 14, 3, 2000a, p. 53-9.

LACEY, H. “As formas nas quais as ciências são e não são livres de valores.” In: Crítica, 6, 21, 2000b, p. 89-111.

LACEY, H. “Incommensurability and ‘multicultural science’.” In: HOYNINGEN-HUENE, P. & SANKEY, H. (eds.). Incommensurability and related matters. Dordrecht, Kluwer, 2001a, p. 225-39.

LACEY, H. Psicologia experimental e natureza humana: ensaios de filosofia da psicologia. Florianópolis, Núcleo de Epistemologia e Lógica (Universidade Federal de Santa Catarina), 2001b.

LACEY, H. “The ways in which the sciences are and are not value free.” In: GÄRDENFORS, P.; KIJANIA-PLACEK, K. & WOLENSKI, J. (eds.). In the scope of logic, methodology and philosophy of science: volume two of the 11th international congress of logic, methodology and philosophy of science, Cracow, August 1999. Dordrecht, Kluwer, 2002a, p. 513-26. (Tradução em português: Lacey, 2000b.)

LACEY, H. “Explanatory critique and emancipatory movements”. In: Journal of Critical Realism, 1, 2002b, p.7-31.

LACEY, H. “Assessing the value of transgenic crops.” In: Ethics in Science and Technology, 8, 2002c, p. 497-511.

LACEY, H. “Tecnociência e os valores do Fórum Social Mundial.” In: LOUREIRO, I.M.; CEVASCO, M.E. & LEITE, J. C. (eds.). O espírito de Porto Alegre. São Paulo, Paz e Terra, 2002d, p. 123-47.

LACEY, H. “Seeds and their socio-cultural nexus.” In: HARDING, S. & FIGUEROA, R. (eds.), Philosophical explorations of science, technology and diversity. Nova Iorque, Routledge, 2003, p. 91–105.

LACEY, H. “The behavioral scientist qua scientist makes value judgments.” In: Behavior and Philosophy, no prelo.

LACEY, H. & SCHWARTZ, B. “The formation and transformation of values.” In: O’DONOHUE, W. & KITCHENER, R. (eds.). The philosophy of psychology. Londres, Sage, 1996, p. 319-38. (Tradução em português: Lacey, 2001b, capítulo 9.)

LAUDAN, L. Progress and its problems: towards a theory of scientific growth. Berkeley, University of California Press, 1977.

LAUDAN, L. Science and values: the aims of science and their role in scientific debate. Berkeley, University of California Press, 1984.

LONGINO, H.E. Science as social knowledge. Princeton, Princeton University Press, 1990.

LONGINO, H.E. The fate of knowledge. Princeton, Princeton University Press, 2002. LOUREIRO, I.M.; CEVASCO, M.E. & LEITE, J. C. (eds.). O espírito de Porto Alegre. São Paulo, Paz e Terra, 2002.

MACHAMER, P. & DOUGLAS, H. “Cognitive and social values.” In: Science and Education, 8, 1999, p. 45–54.

MCMULLIN, E. “Values in science.” In: ASQUITH, P. D. & NICKLES, T. (eds.). PSA 1982. Vol. 2. East Lansing, Philosophy of Science Association, 1983, p. 3-25.

NAGEL, E. The structure of science. Nova Iorque, Harcourt, Brace and World, 1961.

O’DONOHUE, W. & KITCHENER, R. (eds.). The philosophy of psychology. Londres, Sage, 1996.

SCRIVEN, M. “The exact role of value judgments in science.” In: COHEN, R. S. & SCHAFFNER, K. (eds.). Proceedings of the 1972 biennial meeting of the Philosophy of Science Association. Dordrecht, Reidel, 1974, p. 219-47.

Downloads

Publicado

2003-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Existe uma distinção relevante entre valores cognitivos e sociais? . (2003). Scientiae Studia, 1(2), 121-149. https://doi.org/10.1590/S1678-31662003000200002