Aspectos históricos do ensino superior de química
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-31662004000100003Palavras-chave:
História das instituições científicas, História da química, História do ensino superior de química, Química universitária, Química dos cursos técnicos, Química científicaResumo
O presente trabalho pretende, sem ser exaustivo, apresentar aspectos históricos essenciais relacionados com a formação do químico em nível superior, "os pequenos fatos significativos", como dizia Taine, e apresentar as características dos diferentes períodos da evolução da química como atividade acadêmica, ou como disciplina universitária, bem como os fatores decisivos para as mudanças estruturais e institucionais observadas. Não entraremos por ora no mérito de currículos, práticas, textos ou programas. Uma história que sem querer ser rankeana, do wie es wirklich gewesen ist, ("como realmente aconteceu") procura relacionar dados antes de discutir com maior profundidade os conteúdos, métodos e resultados do ensino superior de química em cada um dos períodos abordados, o que ficará para trabalhos posteriores, mas que procura inserir a química no contexto universitário como um todo. Cronologicamente, limitar-nos-emos ao período que vai da universidade medieval e da alquimia às primeiras décadas do século XIX, isto é, até a consolidação da química como disciplina universitária. Depois de uma discussão sobre a relação informal entre a alquimia e a universidade medieval, abordaremos a química (quimiatria) associada à medicina e à farmácia (séculos XVI e XVII), a química mais "aplicada" associada à metalurgia e à indústria (século XVIII), uma química independente alocada na faculdade não de medicina mas de filosofia (pela primeira vez em 1789). Na transição do século XVIII ao xix consolida-se a química como disciplina universitária.Downloads
Referências
Abrahams, H. Lavoisier’s proposals for french education. Journal of Chemical Education, 31, p. 413-6, 1954.
Alma mater lipsiensis. Leipzig, Edition Leipzig, 1984. Disponível em: <http://www.uni-leipzig.de/chemie/ch_hist.htm> Acesso em: 04 mar. 2000.
Alves, G. L. O pensamento burguês no Seminário de Olinda. São Paulo/Ibitinga, Editora Humanidades/Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1993.
Arreguine, V. The rise and development of chemistry in the Argentine Republic. Journal of Chemical Education, 20, p. 474-8, 1943.
Azevedo, F. de. A cultura brasileira. São Paulo, Melhoramentos/Edusp, 1971.
Azevedo, F. de. (Org.). As ciências no Brasil. 2a. ed. Rio de Janeiro, Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1994.
Babini, J. História de la ciencia en la Argentina. Buenos Aires, Eudeba Editorial Universitária de Buenos Aires, 1963.
Bahar, S. Jane Marcet and the limits to public science. British Journal for the History of Scince, 34, p. 29-49, 2001.
Beer, J. J. A. W. Hofmann and the founding of the Royal College of Chemistry. Journal of Chemical Education, 37, p. 248-51, 1960.
Bensaude-Vincent, B. A view of the chemical revolution through contemporary textbooks: Lavoisier, Fourcroy and Chaptal. British Journal for the History of Science, 23, p. 435-60, 1990.
Bernal, J. D. A ciência na história. Lisboa, Livros Horizonte, [s.d.] [1965].
Berthelot, M. Notice historique sur la vie et les travaux de M. Chevreul. Disponível em: <http://www.perso.club-internet.fr/hdelboy/Chevreul.html> Acesso em: 26 nov. 2002 [1889].
Blokh, M. A. Über die geschichtliche Entwicklung der russischen Chemie. Angewandte Chemie, 39, p. 1545-51, 1926.
Brock, W. Breeding chemists in Giessen. Ambix, 50, p. 25-70, 2003.
Burke, P. História social do conhecimento. Rio de Janeiro, J. Zahar, 2003.
Carrara Jr., E. & Meirelles, H. A indústria química e o desenvolvimento do Brasil. São Paulo, Metalivros, 1996. Tomo 1.
Chassot, A. I. Catalisando transformações da educação. Ijuí, Editora Unijuí, 1995.
Costa, A. M. A. da. Alquimia: um discurso religioso. Lisboa, Vega, 1999.
Crisciani, C. Alchemy and medieval universities. Some proposals for research. Universitas, 10, 1999. Disponível em: <http://cis.alma.unibo.it/Newsletter/10199/cresci.htm> Acesso em: 06 ago. 1999.
Crombie, A. C. Robert Grosseteste and the origins of experimental science. Oxford, Oxford Univesity Press, 1971.
Crosland, M. Gay-Lussac: une etape de la professionalisation de la science. La Recherche, 91, p. 625-33, 1978.
Cunha, L. A. A universidade temporã. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1980.
Cupani, A. A crítica do positivismo e o futuro da filosofia. Florianópolis, Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 1985.
Debus, A. The medical-chemical world of the paracelsians. In: Teich, M. & Young, R. (Ed.). Changing perspectives in the history of science. Londres, Routledge, 1973. p. 85-99.
Debus, A. Alchemy and iatrochemistry: persistent traditions in the xviith and xviiith centuries. Química Nova, 15, p. 262-8, 1992.
Debus, A. Chemists, physicians and changing perspectives on the scientific revolution. Isis, 89, p. 66-81, 1998.
Engels, S. & Stolz, R. (Ed.). ABC-Geschichte der chemie. Leipzig, VEB Deutscher Verlag für Grundstoff-industrie, 1989.
Fichte, G. L. Por uma universidade orgânica. Trad. de J. Kretschmer. Rio de Janeiro, Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1998.
Filgueiras, C. A. L. Origens da ciência no Brasil. Química Nova, 13, p. 222-9, 1990.
Forero, O. R. En busca del orden: ciencia y poder en Colombia. Asclepio, 1, p. 33-75, 1998.
Freudenberg, K. The beginnings of chemical instruction at Heidelberg. Journal of Chemical Education, 34, p. 181, 1957.
Friedrich, C. & Götz, W. Johann Bartholomäus Trommsdorff: Forschungen zu Leben und Werk. Pharmazeutische Zeitung,,,,, 140, p. 9-14, 1995.
Gago, R. The new chemistry in Spain. Osiris, 4, p. 169-92, 1988.
Ganzenmüller, W. Das chemische laboratorium der Universität Marburg im jahre 1615. Angewandte Chemie, 54, p. 215-7, 1941.
Gasparin, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas, Papirus, 1994.
Gelius, R. Chemische technologie. In: Engels, S. & Stolz, R. (Ed.). ABC-Geschichte der chemie. Leipzig, VEB Deutscher Verlag für Grundstoffindustrie, 1989. p. 116.
Geymonat, L. História de la filosofia y de la ciencia. Barcelona, Editorial Critica, 1985. 3 v.
Goldfarb, J. L. (Org.). Anais do iv Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Caxambu, Sociedade Brasileira de História da Ciência, 1993.
Golinski, J. Science in the enlightenment. History of Science, 24, p. 411-24, 1986.
Habashi, F. The first schools of mines. Bulletin of the Canadian Institute of Mining, 90, p. 103-14, 1997.
Habashi, F. Bulletin of the Canadian Institute of Mining, 91, p. 96-106, 1998.
Holmyard, E. J. Alchemy. Nova Iorque, Dover, 1990.
Ihde, A. The development of modern chemistry. Nova Iorque, Dover, 1984.
Janotti, A. Origens da universidade. São Paulo, Edusp, 1992.
Johnstone, A. H. Joseph Black. The father of chemical education. Journal of Chemical Education, 61, p. 605-6, 1984.
Kurzer, F. Chemistry and chemists at the London Institution 1807-1912. Annals of Science, 58, p. 163- 201, 2001.
Langins, J. The decline of chemistry at the École Polytechnique (1794-1805). Ambix, 28, p. 1-19, 1981.
Larroyo, G. História geral da pedagogia. 4a. ed. São Paulo, Mestre Jou, 1982. Tomo 1.
Leicester, H. M. The history of chemistry in Russia prior to 1900. Journal of Chemical Education, 24, p. 438-43, 1947.
Lemay, P. & Oesper, P. The lectures of Guillaume François Rouelle. Journal of Chemical Education, 30, p. 338-43, 1953.
Levin, A. Venel, Lavoisier, Foureroy, Cabanis and the scientific revolution: the french political context and the general patterns of conceptualization of scientific change. History of Science, 22, p. 303-20, 1984.
Lewenstein, B. To improve our knowledge in nature and arts: a history of chemical education in the United States. Journal of Chemical Education, 66, p. 37-44, 1989.
Lewis, D. The University of Kazan. Provincial craddle of russian organic chemistry. Journal of Chemical Education, 71, p. 39-42, 1994.
Lockemann, G. & Oesper, R. Friedrich Stromeyer and the history of chemical laboratory instruction. Journal of Chemical Education, 30, p. 202-4, 1954.
Lundgren, A. The new chemistry in Sweden. The debate that wasn’t. Osiris, 4, p. 146-68, 1988.
Martins, W. História da inteligência brasileira. São Paulo, Cultrix, 1977. v. 1.
Meinel, C. To make chemistry more applicable and generally beneficial. The transition in scientific perspective in eighteenth century chemistry. Angewandte Chemie. International Edition, 23, p. 339-47, 1984.
Meinel, C. Chemistry’s place in eighteenth and early nineteenth century universities. History of Universities, 8, p. 89-115, 1988.
Milt, C. de. Early chemistry at the Jardin du Roi. Journal of Chemical Education, 18, p. 503-9, 1941.
Monasterio, J. A. P. B. de. Highlights of spanish chemistry at the time of the chemical revolution of the 18th century. Fresenius Journal for Analytical Chemistry, 337, p. 225-8, 1990.
Moran, B. T. Privilege, communication, and chemiatry: the hermetic-alchemical circle of Moritz of Hessen-Kassel. Ambix, 32, p. 109-25, 1985.
Müller-Jahncke, W. D. & Link, A. Johann Rudolph Glauber: Apotheker, Naturkundler, Philosoph. Pharmazeutische Zeitung, 140, p. 9-14, 1995.
Newell, L. Chemical education in America from the earliest days to 1820. Journal of Chemical Education, 9, p. 677-95, 1932.
Newell, L. Journal of Chemical Education, 53, p. 402-4, 1976.
Pastraña, P. E. A. La difusión de la ciencia en la Nueva España en el siglo xviii: la polémica en torno de la nomenclatura de Linneo y Lavoisier”. Quipu, 4, p. 357-85, 1985.
Perkins, J. Creating chemistry in provincial France before the Revolution: the examples of Nancy and Metz. Ambix, 50, 2, p. 145-81, 2003.
Popper, K. A lógica da pesquisa científica. Trad. de L. Egenberg & O. S. da Mota. São Paulo, Cultrix/Edusp, 1975.
Pozzo, R. & Oberhausen, M. The place of science in Kant’s university. History of Science, 40, p. 353-68, 2002.
Re, G. del. Technology and the spirit of alchemy. Hyle, 3, p. 51-67, 1997.
Renan, E. Questions contemporaines. Paris, Michel Lévy Frères, 1868.
Rheinboldt, H. As principais fases do desenvolvimento do ensino químico nas universidades. Filosofia, Ciências e Letras. Revista do Grêmio da FFCL, p. 45-61, 1936.
Rheinboldt, H. A história da balança e a biografia de J. J. Berzelius. São Paulo, Nova Stella/Edusp, 1988.
Rheinboldt, H. A química no Brasil. In: Azevedo, F. de. (Org.). As ciências no Brasil. 2a. ed. Rio de Janeiro, Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1994.
Rocke, A. Origins and spread of the ‘Giessen model’ in university science. Ambix, 50, p. 90-119, 2003.
Rossato, R. Universidade: nove séculos de história. Passo Fundo, Editora da Universidade de Passo Fundo, 1998.
Rossi, P. Os filósofos e as máquinas. São Paulo, Companhia das Letras, 1989.
Rothbart, D. & Scherer, I. Kant’s ‘Critique of Judgment’ and the scientific investigation of matter. Hyle, 3, p. 65-80, 1997.
Santos Filho, L. História da medicina brasileira. São Paulo, Hucitec/Edusp, 1991. v. 2.
Schmauderer, E. J. R. Glaubers einfluss auf die frühformen der chemischen technologie. Chemie-Ingenieur Technik, 42, p. 686-96, 1970.
Schweiberger, R. Chemiatrie. In: Engels, S. & Stolz, R. (Ed.). ABC-Geschichte der chemie. Leipzig, VEB
Deutscher Verlag für Grundstoffindustrie, 1989. p. 107.
Scurla, W. Wilhelm von Humboldt. Munique, Heyne-Verlag, 1976.
Schwartzmann, S. Formação da comunidade científica no Brasil. São Paulo, Companhia Editora Nacional/Finep, 1979.
Schwedt, G. Goethe als chemiker. Berlim-Heidelberg, Springer Verlag, 1999.
Schwedt, G. Liebig und seines schüler. Berlim-Heidelberg, Springer Verlag, 2002.
Seils, M. Chemie statt mathematik-ein alternatives programm zur etablierung der chemie als eine chemisch-physikalische naturwissenschaft am ende des 18 jahrhunderts. Mitteilungen der Gesellschaft Deutscher Chemiker-Fachgruppe Geschichte der Chemie, 13, p. 13-22, 1997.
Seligardi, R. Lavoisier in Italia. Florença, L. Olschki Editore, 2002.
Serratosa, F. Khymos. Madri, Editorial Alhambra, 1969.
Serres, M. Paris 1800. In: Serres, M. (Ed.). Elementos para uma história da ciência. Trad. de R. Pacheco et al. Lisboa, Terramar, 1996. v. 2, p. 167-95.
Smeaton, W. The early history of laboratory instruction in chemistry at the École Politechnique, Paris, and elsewhere. Annals of Science, 10, p. 224-33, 1954.
Steger, H. A. As universidades no desenvolvimento da América Latina. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1970.
Teich, M. & Young, R. (Ed.). Changing perspectives in the history of science. Londres, Routledge, 1973.
Teles, P. C. da S. 2 o centenário do ensino de engenharia no Brasil. In: Goldfarb, J. L. (Org.). Anais do iv Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Caxambu, Sociedade Brasileira de História da Ciência, 1993. p. 300-7.
Thomas, S. M. Sir Benjamin Thompson, Count Rumford, and the Royal Institution. Notes of the Royal Society London, 53, 1, p. 11-25, 1999.
Verger, J. & Charle, C. História das universidades. São Paulo, Editora da Unesp, 1996.
Walden, P. The Gmelin chemical dinasty. Journal of Chemical Education, 31, p. 534-41, 1954.
Weyer, J. Chemie an einem fürstenhof der Renaissance. Chemie in unserer Zeit, 26, p. 241-9, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Scientiae Studia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista detém os direitos autorais de todos os textos nela publicados. Os autores estão autorizados a republicar seus textos mediante menção da publicação anterior na revista. A revista adota a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.