Éter, espírito animal e causalidade no Siris de George Berkeley: uma visão imaterialista da analogia entre macrocosmo e microcosmo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-31662004000200003Palavras-chave:
Berkeley, Macrocosmo, Microcosmo, Éter, CausalidadeResumo
A obra de Berkeley se desenvolveu como uma refutação do ceticismo e do ateísmo nos quais via uma ameaça à filosofia. No entanto, os seus interesses intelectuais não se limitaram a isso. Os temas científicos também integravam a agenda berkeleiana, nas diferentes obras onde se adverte que a metafísica penetra todos os rincões de sua especulação sobre a ciência. No Siris, uma obra peculiar dentro do corpus berkeleiano, as reflexões acerca do mundo natural são apresentadas em franca conexão com uma concepção metafísica geral. Berkeley desdobra ali uma visão da natureza próxima do neoplatonismo e do estoicismo, que culmina com um hino à filosofia antiga e neoplatônica. Nesse quadro são abordados diferentes aspectos filosóficos e científicos, entre outros, a analogia entre microcosmo e macrocosmo, que se apresenta como uma realidade indiscutível. Berkeley entende que esse vínculo entre o homem e o mundo é possível mediante o éter, uma entidade à qual confere características muito especiais. O objetivo deste trabalho é expor a maneira como Berkeley concebe essa analogia partindo da tradição filosófica e das teorias científicas de seu tempo e ligando-a à imagem moderna do mundo.Downloads
Referências
Bacon, F. The works of Francis Bacon. Ed. de J. Sppeding; R. Ellis & D. D. Heath. Londres, 1857-74. 14 v.
Bennett, J. Locke, Berkeley, Hume, Temas centrales. Trad. de J. A. Robles. Cidade do México, UNAM, 1988.
Berkeley, G. De motu: sive de motus principio et natura, et de causa communicationis motuum. In: Fraser, A. L. (Ed.). The works of George Berkeley. Oxford, Clarendon Press, 1938. p. 487-527.
Berkeley, G. The works of George Berkeley. Ed. de A. A. Luce & T. E. Jessop. Edinburgo/Londres, Nelson, 1948-1957. 9 v.
Berkeley, G. The principles of human knowledge. Three dialogues between Hylas and Philonous. Cleveland/Nova Iorque, Meridian Books, 1963.
Brook, R. Berkeley’s philosophy of science. La Haya, M. Nijhoff, 1973.
Burtt, E. A. The metaphysical foundations of modern physical science. Nova Jersey, Humanities Press, 1996.
Clericuzio, A. Spiritus vitalis. Studio delle teorie fisiologiche da Fernel a Boyle. Nouvelle de la Republique des Lettres, 2, p. 33-84, 1988.
Emerton, N. The scientific reinterpretation of form. Ithaca/Londres, Cornell University Press, 1998.
Fraser, A. L. (Ed.). The works of George Berkeley. Oxford, Clarendon Press, 1938.
Furlong, E. Dublin. In: Schobinger, J.-P. (Ed.). Die Philosophie des 17 Jahrhunderts. Basilea, Schwabe, 1988. p. 17-8. v. 3: England. (Coleção Grundrib der Geschichte der Philosophie).
Garber, D. Locke, Berkeley, and corpuscular skepticism. In: Turbayne, C. (Ed.). Berkeley: critical and interpretative essays. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1982. p. 174-93.
Gaukroger, S. (Ed.), The uses of Antiquity. Dordrecht/Boston/Londres, Kluwer, 1991.
Grayling, A. C. Berkeley, the central arguments. Lasalle, Open Court, 1986.
Henry, J. Occult qualities and the experimental philosophy, active principles in pre-Newtonian matter theory. History of Science, 24, p. 335-81, 1986.
Hooykaas, R. The concept of element, its historical-philosophical development. Trad. de H. H. Kubbinga. Utrecht, 1933. Tese (Doutorado em Filosofia). University of Utrecht.
Hutchinson, K. What happened to occult qualities in the scientific revolution? Isis, 73, p. 233-53, 1982.
Jacob, A. The neoplatonic conception of nature in More, Cudworth and Berkeley. In: Gaukroger, S. (Ed.). The uses of Antiquity. Dordrecht/Boston/Londres, Kluwer, 1991. p. 101-21.
Jammer, M. Conceptos de espacio. Trad. de D. Cazes. México, Grijalbo, 1970.
Klein, U. Verbindung und Affinität. Die Grundlegung der neutzeitlichen Chemie an der Wende vom 17. zum 18. Jahrhundert. Basiléia/Boston/Berlin, Birkhäuser, 1993.
Kulenkampff, A. George Berkeley. Munich, Beck, 1987.
Laudan, L. The clock metaphor and probabilism: the impact of Descartes on english methodological thought. Annals of Science, 22, 2, p. 73-104, 1966.
Lovejoy, A. The great chain of being. A study of a history of an idea. Cambridge/Mass., Harvard University Press, 1950.
Newton, I. Óptica. Trad. de C. Solís. Madri, Alfaguara, 1977.
Miguel, B. O. de. Esplendor y decadencia en el pensamiento organicista hermético-kabbalístico. Siglos xv-xvii. In: Olaso, E. de (Ed.). Enciclopedia Iberoamericana de Filosofía. Valladolid, Trotta, 1994. p. 193-214. v.6: Del Renacimiento a la Ilustración.
Olaso, E. de (Ed.). Enciclopedia Iberoamericana de Filosofía. Valladolid, Trotta, 1994.
Pagel, W. Paracelsus. Basiléia/Nova Iorque, Karger, 1982.
Partington, J. R. Historia de la química. Trad. de C. Prélat. Buenos Aires/México, Espasa Calpe, 1945.
Pitcher, G. Berkeley. Londres, Routledge and Keagan Paul, 1977.
Popper, K. Tres concepciones sobre el conocimiento humano. In: Popper, K. Conjeturas y Refutaciones. El desarrollo del conocimiento científico. Trad. de N. Migues. Barcelona, Paidos, 1991. p. 116-41
Popper, K. Conjeturas y Refutaciones. El desarrollo del conocimiento científico. Trad. de N. Migues. Barcelona, Paidos, 1991.
Putscher, M. Pneuma, Spiritus, Geist. Vorstellungen vom Lebensantrieb in ihren geschichtlichen Wandlungen.
Wiesbaden, Franz Steiner, 1973.
Shapin, S. & Schaffer, S. Leviathan and the air-pump. Hobbes, Boyle, and the experimental life. Princeton/Nova Jersey, Princeton University Press, 1985.
Schobinger, J.-P. (Ed.). Die Philosophie des 17 Jahrhunderts. Basilea, Schwabe, 1988. v. 3: England. (Coleção Grundrib der Geschichte der Philosophie).
Tipton, I. C. The ‘Philosopher by fire’ in Berkeley’s Alciphron. In: Turbayne, C. (Ed.). Berkeley: critical and interpretative essays. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1982. p. 159-73.
Turbayne, C. (Ed.). Berkeley: critical and interpretative essays. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1982.
Vickers, B. (Ed.). Mentalidades ocultas y científicas en el Renacimiento. Trad. de J. V. Rubio. Madri, Alianza, 1990.
Vickers, B. Analogía vs. Identidad. In: Vickers, B. (Ed.). Mentalidades ocultas y científicas en el Renacimiento. Trad. de J. V. Rubio. Madri, Alianza, 1990. p. 63-144.
Walker, D. P. Spiritual and demonic magic, from Ficino to Campanella. Londres, The Warburg Institute/London University Press, 1958.
Warnock, G. Introduction. In: Berkeley, G. The principles of human knowledge. Three dialogues between Hylas and Philonous. Cleveland/Nova Iorque, Meridian Books, 1963.
Warnock, G. Berkeley. Oxford, Basil Blackwell, 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Scientiae Studia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista detém os direitos autorais de todos os textos nela publicados. Os autores estão autorizados a republicar seus textos mediante menção da publicação anterior na revista. A revista adota a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.