Uma falsa lição de anatomia ou de um simples caso de impregnação teórica dos fatos

Autores

  • Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-31662004000300009

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barocchi, P. (Ed.). Scritti d’arte del cinquecento. Milão/Nápoles, Riccardo Ricciardi Editore, 1971. v. 1.

Baxandall, M. O olhar renascente. Pintura e experiência social na Itália da Renascença. Trad. de M. C. P. R. Almeida. São Paulo, Paz e Terra, 1991 [1972].

Bernabeo, R. Artisti pre-vesaliani. In: Ciardi, R. P. & Tomasi, L. T. (Ed.). Immagini anatomiche e naturalistiche nei disegni degli Uffizi, secc. XVI e XVII. Florença, Gabineto Disegni e Stampe degli Uffizi LX/Leo S. Olschki Editore, 1984. p. 31-6.

Brizio, A. M. The painter. In: Reti, L. (Ed.). The unknown Leonardo. Nova Iorque, Abradale Press/Harry N. Abrams Publishers, 1974. p. 20-55.

Chastel, A. Treatise on painting. In: Reti, L. (Ed.). The unknown Leonardo. Nova Iorque, Abradale Press/Harry N. Abrams Publishers, 1974. p. 216-39.

Ciardi, R. P. & Tomasi, L. T. (Ed.). Immagini anatomiche e naturalistiche nei disegni degli Uffizi, secc. XVI e XVII. Florença, Gabineto Disegni e Stampe degli Uffizi LX/Leo S. Olschki Editore, 1984.

Condivi, A. Michelangelo: la vita raccolta dal suo discepolo Ascanio Condivi. Milão, P. d’Ancona, 1982.

Galluzzi, P. Renaissance engineers from Brunelleschi to Leonardo. Florença, Giunti, 1996.

Jaeger, W. Paideia. A formação do homem grego. Trad. de A. M. Parreira. São Paulo, Martins Fontes, 1979 [1936].

Kristeller, P. O. Humanism. In: Schmitt, C. B.; Skinner, Q. & Kessler, E. (Ed.). The Cambridge history of Renaissance philosophy. Cambridge, Cambridge University Press, 1988. p. 113-37.

Panofsky, E. Idea. Ein Beitrag zur Begriffsgeschichte der älteren Kunsttheorie. Leipzig, Teubner, 1924. (Studien der Bibliothek Warburg V).

Panofsky, E. Artist, scientist, genius: notes on the “Renaissance-Dämmerung”. In: Panofsky, E. The Renaissance. Six essays. Nova Iorque, Harper & Row Publishers, 1962. p. 121-82.

Perrig, A. Michelangelo’s drawings. Yale, Yale University Press, 1991.

Reti, L. (Ed.). The unknown Leonardo. Nova Iorque, Abradale Press/Harry N. Abrams Publishers, 1974.

Schlosser, J. La letteratura artistica. Florença/Viena, La Nuova Italia/Kunstverlag Anton Schroll, 1994 [1924].

Schmitt, C. B.; Skinner, Q. & Kessler, E. (Ed.). The Cambridge history of Renaissance philosophy. Cambridge, Cambridge University Press, 1988.

Singer, C. A study in early Renaissance anatomy, with a new text. The Anathomia of Hieronymo Manfredi (1490). In: _______. (Ed.). Studies in the history and method of science. Nova Iorque, Arno Press, 1975. v. 1. p. 80-164.

Tonlay, C. de. Corpus dei disegni di Michelangelo. Novara, Istituto Geografico de Agostini, 1975. v. 1.

Vasari, G. Le vite de’ piu’ eccellenti pittori, scultori e architettori scritte da Giorgio Vasari pittore a architetto aretino. Florença, Presso S. Audin, 1822 [1568]. v. 3.

Wallace, W. A. Traditional natural philosophy. In: Schmitt, C. B.; Skinner, Q. & Kessler, E. (Ed.). The Cambridge history of Renaissance philosophy. Cambridge, Cambridge University Press, 1988. p. 201-35.

White, M. Leonardo, o primeiro cientista. Rio de Janeiro, Record, 2002 [2000].

Downloads

Publicado

2004-09-01

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Uma falsa lição de anatomia ou de um simples caso de impregnação teórica dos fatos . (2004). Scientiae Studia, 2(3), 427-443. https://doi.org/10.1590/S1678-31662004000300009