Galileu contra a inércia circular
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-31662005000300003Palavras-chave:
Inércia, Inércia circular, Conservação de movimento, Mecânica, GalileuResumo
Segundo os estudiosos que propõem a "inércia circular" como um dos principais aspectos do sistema conceitual de Galileu, o italiano pioneiro da física moderna acreditava que somente movimentos circulares em torno do centro de um corpo cósmico, como a Terra, poderiam persistir sem a ação de uma força. Essa interpretação amplamente aceita está baseada em excertos das duas principais obras de Galileu, o Diálogo de 1632 e o Discorsi de 1638. Esses estudiosos, entretanto, não levam em consideração certas passagens dessas obras nas quais as palavras de Galileu não estão adequadas a sua interpretação. Discutirei tais passagens de modo a rejeitar a interpretação da inércia circular e para defender o ponto de vista de que o conceito de inércia de Galileu não leva em consideração a trajetória do movimento, mas trata unicamente do "grau de velocidade indelevelmente impresso" em um corpo movente.Downloads
Referências
Balibar, F. Einstein: uma leitura de Galileu e Newton (espaço e relatividade). Lisboa: Edições 70, 1988.
Dijksterhuis, E. The mechanization of the world picture. Princeton: Princeton University Press, 1986.
Favaro, A. (Ed.). Edizione nazionale delle opere di Galileo Galilei. Firenze: Barbèra Editore, 1929-1939. 20 v. (EN)
Feyerabend, P. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
Galilei, G. Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo. In: Favaro, A. (Ed.). Edizione nazionale delle opere di Galileo Galilei. Firenze: Barbèra Editore, 1933. v. 7.
Galilei, G. Discorsi e dimostrazioni matematiche intorno a due nuove scienze. In: Favaro, A. (Ed.). Edizione nazionale delle opere di Galileo Galilei. Firenze: Barbèra Editore, 1933. v. 8.
Galilei, G. Duas novas ciências. Trad. de L. Mariconda & P. R. Mariconda. São Paulo: Nova Stella, 1988.
Galilei, G. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. Trad., introd. e notas de
P. R. Mariconda. São Paulo: Discurso Editorial/Fapesp, 2001.
Koyré, A. A documentary history of the problem of fall from Kepler to Newton. Transactions of the American Philosophical Society, 45, p. 329-95, 1955.
Vasconcelos, J. R. de. Um teorema da inércia e o conceito de velocidade dos Discorsi de Galileu. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, série 3, 3, 1/2, p. 67-83, 1993.
Vasconcelos, J. R. de. “Inércia circular” nos Discorsi de Galileu: interpretação ou erro de tradução? Cadernos de História e Filosofia da Ciência, série 3, 11, 1, p. 81-94, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Scientiae Studia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista detém os direitos autorais de todos os textos nela publicados. Os autores estão autorizados a republicar seus textos mediante menção da publicação anterior na revista. A revista adota a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.