Ser sóbrio e racional: os usos ambíguos da razão na literatura dietética dos primórdios das luzes inglesas

Autores

  • Claire Crignon de Oliveira Lycée Felix Eboué et Melkior Garré

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-31662006000100004

Palavras-chave:

Higiene, Sobriedade, Razão, Iluminismo inglês, George Cheyne, Luigi Cornaro

Resumo

Este artigo mostra que, para compreender a palavra de ordem dos platônicos de Cambridge ("ser sóbrio e racional"), convém recolocá-la no contexto da medicina e da literatura dietéticas. O poder terapêutico conferido à razão (na cura do fanatismo religioso, por exemplo) encontra sua origem em um discurso sobre o corpo, sua saúde e suas doenças. Desde o surgimento, em 1634, da tradução inglesa do Trattato de la vita sobria de Luigi Cornaro até A doença inglesa (1733) de George Cheyne, é estreita a ligação entre a reflexão filosófica sobre a força ou a impotência da razão e o discurso normativo dos médicos que pregam a moderação e alertam os homens de letras contra os excessos de uma reflexão exagerada ou muito profunda. Nesse contexto, a razão aparece como uma faculdade de dupla face, ao mesmo tempo, poder terapêutico e fonte de desordens patológicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Adorno, T. & Horkheimer, M. La dialectique de la raison: fragments philosophique. Trad de E. Kaufholz. Paris: Tell Gallimard, 1974.

Archer, J. Every man his own doctor... London: [s.n.], 1673 [1671].

Bacon, F. Essais du soin de la santé. Trad. de Castelain. Paris: Aubier, 1979.

Brugere, F. & Malherbe, M. (Ed.). Shaftesbury, philosophie et politesse. Paris: Champion, 2000.

Burton, R. Anatomie de la melancolie. Trad. de B. Hoepffner. Paris: Corti, 2000.

Cheyne, G. A new theory of acute and slow continu’d fevers… together with an essay concerning the improvements of the theory of medicine. 2. ed. London: [s.n], 1701.

Cheyne, G. Méthode naturelle de guérir les maladies du corps et les dérèglements de l’esprit qui en dépendent. Trad. de M. de la Chapelle. Paris: J.F. Quillau, 1749. t. 1.

Cheyne, G. The english malady. Ed. e introd. de R. Porter. London/ New York: Tavistock, Routledge, 1991 [1733].

Cheyne, G. Règles sur la santé et sur les moyens de prolonger la vie. Rev. H. Gabriel. [S.l.]: Michel d’Orion, 2002 [1727].

Cornaro, L. & Lessius, L. De la sobriété: conseils pour vivre longtemps. Introd. de G. Vigarello. Grenoble: [s.n], 1991 [1558]. (Coleção Mémoires du Corps).

Cunningham, A. Thomas Browne and his religio medici: reason, nature and religion. In: Grell, P. O. & Cunningham, A. (Ed.). Religio medici: medicine and religion in 17th-century England. Aldershot: Scolar Press, 1996. p. 247-72.

Greig, J. Y. T. (Ed.). The letters of David Hume. Oxford: Oxford Clarendon Press, 1932.

Grell, P. O. & Cunningham, A. (Ed.). Religio medici: medicine and religion in 17th-century England. Aldershot: Scolar Press, 1996.

Grmek, M. D. (Ed.). Histoire de la pensée médicale en occident. Paris: Seuil, 1995, 4v.

Heyd, M. “Be sober and reasonable”: the critique of enthusiasm in the seventeenth and early eighteenth centuries. Leiden/New York/Köln: Brill, 1995.

Hume, D. To dr. George Cheyne, march or april 1734. In: Greig, J. Y. T. (Ed.). The letters of David Hume. Oxford: Oxford Clarendon Press, 1932 [1734]. v. 1, p. 12-8.

Hume, D. Enquête sur l’entendement humain. Trad. de A. Leroy. Paris: GF-Flammarion, 1991 [1748].

Hume, D. L’entendement: traité de la nature humaine. Trad. de I. P. Baranger & P. Saltel. Paris: GF-Flammarion, 1995 [1740].

Jaffro, L. Les exercices de Shaftesbury: un stoïcisme crépusculaire. In: Moreau, P. F. (Ed.). Le stoïcisme aux XVIe et XVII e siècles. Paris: Albin Michel, 1990.

Jaffro, L. La question du sens moral et le léxique stöicen. In: Brugere, F. & Malherbe, M. (Ed.). Shaftesbury, philosophie et politesse. Paris: Champion, 2000. p. 61-78.

Moreau, P. F. (Ed.). Le stoïcisme aux XVIe et XVII e siècles. Paris: Albin Michel, 1990.

More, H. Enthusiasmus triumphatus, or a discourse o f the nature, causes, kinds, and cure of enthusiasme. In: Rogers, G. A. J. (Ed.). The Cambridge platonists. Cambridge: Cambridge University Press, 1997 [1656].

Nostradamus, M. Le vray et parfaict embellissement de la face et conservation du corps en son entier. Paris: Gutenberg Reprints, 1979 [1557].

Porter, R. The enlightenment in England. In: Porter, R. & Teich, M. (Ed.). The enlightenment in national context. Cambridge: Cambridge University Press, 1981, p. 18.

Porter, R. & Teich, M. (Ed.). The enlightenment in national context. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.

Rogers, G. A. J. (Ed.). The Cambridge platonists. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

Sotres, P. G. Les régimes de santé. In: Grmek, M. D. (Ed.). Histoire de la pensée médicale en occident : antiquité et moyen age. Paris: Seuil, 1995. v. 1, p. 257-81.

Wear, A. Knowledge and practice in English medicine, 1550-1680. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

Weber, M. L’ethique protestante et l’esprit du capitalisme. Paris: Presses Pocket, 1990.

Downloads

Publicado

2006-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ser sóbrio e racional: os usos ambíguos da razão na literatura dietética dos primórdios das luzes inglesas . (2006). Scientiae Studia, 4(1), 83-99. https://doi.org/10.1590/S1678-31662006000100004