Caminhos do conhecimento comercial: formas e conseqüências da sinergia universidade-empresa nas incubadoras tecnológicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-31662006000300008Palavras-chave:
Conhecimento comercial, Multirreferência, Ambiente pluralístico, Sinergia universidade-empresa, Índice de sinergia, Autonomia relativa, Modos de coordenação, Cruzamento de fronteirasResumo
Este artigo examina os caminhos da aprendizagem comercial, em um ambiente que é visto como multirreferencial e pluralista. A categoria dos cientistas-empreendedores, ricamente informativa, constitui nosso terreno de pesquisa. Tal grupo representa o ápice de uma forte interação entre a ciência e a empresa. Dados de um questionário escrito e entrevistas orais extensivas com 41 pessoas, oriundos de quatro microestudos sobre laboratórios-empresa constituem a base de nossa descrição e de nossas conclusões. Emergem três caminhos para o conhecimento comercial - um associado ao grupo denominado "acadêmicos", outro associado a um conjunto apelidado de "pioneiros" e um terceiro ligado a um grupo batizado de "janus". Esses grupos divergem com referência a quatro fatores: graus de sinergia universidadeempresa, graus de tensão universidade-negócio; graus de autonomia relativa do campo científico; presença de um modo particular de coordenação universidade-empresa. Especulamos que certos caminhos se mostram mais estáveis e efetivos do que outros na geração e difusão do conhecimento comercial. Nossa descoberta de múltiplos caminhos dentro do processo de conhecimento comercial, ocorrendo num ambiente multirreferencial e pluralístico, desafia a mensagem da contextualização radical da ciência no modo 2, que propõe uma significativa diminuição das fronteiras entre a ciência, a indústria e a sociedade, ou mesmo a aniquilação das ditas fronteiras e diferenciações.Downloads
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