Regimes de produção e difusão de ciência: rumo a uma organização transversaldo conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-31662008000100002Palavras-chave:
Regimes de produção e difusão de ciência e tecnologia, Regime disciplinar, Regime utilitário, Regime transitório, Regime de tecnologia de pesquisa, Instrumentação genérica, Travessia de fronteiras, Autonomia, Diferenciação, IntegraçãoResumo
Este artigo é uma contribuição à perspectiva crítica da sociologia da ciência, introduzida e desenvolvida por Pierre Bourdieu. O artigo propõe uma teoria transversalista da produção e difusão da ciência e da tecnologia. Argumenta-se aqui que a ciência e a tecnologia são constituídas de múltiplos regimes. Cada regime tem sua base histórica, possui sua própria divisão de trabalho, seus próprios modos de produção cognitiva e de artefatos e tem audiências específicas. Os principais regimes incluem o regime disciplinar, o regime utilitário, o regime transitório e o regime de tecnologia de pesquisa. Conceitos, materiais e praticantes circulam entre os regimes. Embora cada regime seja autônomo, eles estão, simultaneamente, intimamente entrelaçados. Na ciência e na tecnologia, a autonomia não é antitética à interdependência e à reciprocidade. Este estudo demonstra, para os quatro regimes de produção e difusão especificados, que a diferenciação não é contrária à integração. Na ciência, diferenciação e integração são duas faces de uma mesma moeda. Esta análise concentra-se no regime de tecnologia de pesquisa, que constitui a principal estrutura de transversalidade que promove a convergência e a complementaridade nos regimes disciplinar, transitório e utilitário, por meio do movimento de travessia de fronteiras de instrumentação genérica cognitiva, material e epistemológica. Essa instrumentação genérica dá origem a uma "lingua franca" na ciência e à "universalidade pragmática".Downloads
Referências
Abbott, A. Things of boundaries. Social Research, 62, 4, p. 857-82, 1995.
Abbott, A. Chaos of disciplines. Chicago: University of Chicago Press, 2004.
Abir-Am, P. From multidisciplinary collaborations to trans-national objectivity: international space as constitutive of molecular biology, 1930-1970. In: Crawford, E.; Shinn, T. & Sörlin, S. (Ed.). Denationalizing science: the contexts of international scientific practice. Dortrecht: Kluwer Academic Publishers, 1993. p.153-86.
Auger, J. F. Le régime de recherche utilitaire du professeur-consultant de chimie industrielle au cours de la Seconde Révolution Industrielle. Annals of Science, 61, 3, p.351-74, 2004.
Auger, J. F. La formation des ingénieurs électriciens au Canada avant la Première Guerre mondiale. In : Birck, F. & Grelon, A. (Ed.). Un siècle de formation d’ingénieurs électriciens : ancrage local et dynamique européenne, l’exemple de Nancy. Paris: Editions de la Maison des Sciences de l’Homme, 2006. p. 421-46.
Bechtel, W. Integrating sciences by creating new disciplines: the case of cell biology. Biology and Philosophy, 8, 3, p. 277-99, 1993.
Bensaude, B. The construction of a discipline: materials science in the USA. Historical Studies in the Physical and Biological Sciences, 31, 2, p. 223-48, 2001.
Birck, F. & Grelon, A. (Ed.). Un siècle de formation d’ingénieurs électriciens: ancrage local et dynamique européenne, l’exemple de Nancy. Paris: Editions de la Maison des Sciences de l’Homme, 2006.
Bourdieu, P. Le champ scientifique et les conditions sociales du progrès de la raison. Sociologie et Sociétés, 7, 1, p. 91-118, 1975.
Bourdieu, P. Science de la science et réflexivité. Paris: Raisons d’agir, 2001.
Crawford, E.; Shinn, T. & Sörlin, S. (Ed.). Denationalizing science: the contexts of international scientific practice. Dortrecht: Kluwer Academic Publishers, 1993.
Etzkowitz, H. & Leydesdorff, L. Universities and the global knowledge economy: a triple helix of university-industry-government relations. London: Cassell Academic, 1997.
Fox, R. & Guagnini, A. (Ed.). Education, tecnology and industrial performance, 1850-1939. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
Galison, P. Image and logic. A material culture of microphysics. Chicago: The University of Chicago Press, 1997.
Galison, P. & Daston, L. Objectivity. New York: Zone Books, 2007.
Galison, P. & Stump, D. J. The disunity of science: boundaries, contexts, and power. Palo-Alto: Standford University Press, 1996.
Gibbons, M. et al. The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. London: Sage, 1994.
Guntau, M. & Laitko, H. (Ed.). Vom Ursprung der Modernen Wissenschaft. Berlin: Akademie-Verlag, 1987.
Heilbron, J. L. The rise of social science disciplines in France. Revue Européenne des Sciences Sociales, 42, 129, p.145-57, 2004.
Heilbron, J. L. & Seidel, R. Lawrence and his laboratory. A history of the Lawrence Berkeley Laboratory. Berkeley: University of California Press, 1989.
Hippel, E. The sources of innovation. Oxford: Oxford University Press, 1988.
Hoddeson, L.; Braun, E. & Weart, S. Out of the crystal maze: chapters from the history of solid state physics. Oxford: Oxford University Press, 1992.
Hoffman, D. Zur Etablierung der ‘Technischen Physik’ in Deutschland. In: Guntau, M. & Laitko, H. (Ed.). Vom Ursprung der Modernen Wissenschaft. Berlin: Akademie-Verlag, 1987. p. 140-53.
Joerges, B. & Shinn, T. Instrumentation between science, state and industry. Dortrecht: Kluwer Academic Publishers, 2001.
Johnson, A. The shape of molecules to come. In: Lenhard, J.; Küppers, G. & Shinn, T. (Ed.). Simulation, pragmatic construction of reality. Dortrecht: Springer, 2007. p. 25-40.
König, W. Technical education and industrial performance in Germany: a triumph of heterogeneity. In: Fox, R. & Guagnini, A. (Ed.). Education, tecnology and industrial performance, 1850-1939. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 65-88.
Lamy, E. & Shinn, T. L’autonomie scientifique face à la mercantilisation. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 164, p. 23-49, 2006.
Lenhard, J.; Küppers, G. & Shinn, T. (Ed.). Simulation, pragmatic construction of reality. Dortrecht: Springer, 2007.
Marcovich, A. A quoi rêvent les sociétés? Paris: Odile Jacob, 2001.
Merton, R. K. Science, technology and society in seventeenth century England. New York: Fertig, 1970.
Noble, D. America by design: science, technology and the rise of corporate capitalism. New York: A. Knopf, 1977.
Nowotny, H. et al. Re-thinking science: knowledge and the public in an age of uncertainty. London: Polity Press and Blackwell Pub., 2001.
Nye, M. J. From chemical philosophy to theoretical chemistry: dynamics of matter and dynamics of disciplines, 1800-1950. Berkeley: University of California Press, 1993.
Owen-Smith, J. From separate systems to a hybrid order: accumulative advantage across public and private science at research one universities. Research Policy, 32, p.1081-104, 2003.
Pickstone, J. V. Ways of knowing: a new history of science, technology and medicine. Manchester: Manchester University Press, 2000.
Shapin, S. & Shaffer, S. Leviathan and the air-pump. Princeton: Princeton University Press, 1985.
Shinn, T. L’école polytechnique, 1794-1914. Savoir scientifique et pouvoir social. Paris: Presses de la Foundation Nationale des Sciences Politiques, 1980.
Shinn, T. The Bellevue grand électroaimant, 1900-1940: birth of a research-technology community. Historical Studies in the Physical Sciences, 24, 1, p. 157-87, 1993.
Shinn, T. Linkage: science, technology and industry. In: Nye, M. (Ed.). The new Cambridge history of science. Cambridge: Cambridge University Press, 2000a. v. 5, p. 133-53.
Shinn, T. Formes de division du travail scientifique et convergence intellectuelle. Revue Française de Sociologie, 41, p. 447-73, 2000b.
Shinn, T. Axes thématiques et marchés de diffusion. Sociologie et Sociétés, 32, 1, p. 43-69, 2000c.
Shinn, T. Research technology and cultural change – instrumentation, genericity, transversality. Oxford: The Bardwell Press, 2007.
Shinn, T. & Joerges, B. The transverse science and technology culture: dynamics and roles of research-technology. Social Science Information, 41, 2, p. 207-51, 2002.
Shinn, T. & Lamy, E. Caminhos do conhecimento comercial: formas e consequências da sinergia universidade-empresa nas incubadoras tecnológicas. Scientiae Studia, 4, 3, p. 485-508, 2006
Shinn, T. & Marcovich, A. Cognitive/organizational blocks. Promethean, territorial and porous configurations. Social Science Information, 1, 2009. No prelo.
Shinn, T. & Ragouet, P. Controverses sur la science: pour une sociologie transversaliste des activités scientifiques. Paris: Raison d’Agir, 2005.
Smith, C. & Wise, N. Energy of an empire. A biographical study of lord Kelvin. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
Teissier, P. L’émergence de la chimie du solide en France, 1950-2000. De la formation d’une communauté à sa dispersion. Nanterre, 2007. Tese (Doutorado). Université de Paris x.
Weingart, P. & Stehr, N. (Ed.). Practising interdisciplinarity. Toronto: University of Toronto Press, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Scientiae Studia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista detém os direitos autorais de todos os textos nela publicados. Os autores estão autorizados a republicar seus textos mediante menção da publicação anterior na revista. A revista adota a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.