Desencantamento da modernidade e da pós-modernidade: diferenciação, fragmentação e a matriz de entrelaçamento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-31662008000100003Palavras-chave:
Pós-modernidade, Modernidade, Weber, Lyotard, Latour, Jameson, Beck, Gibbons, Durkheim, Matriz de entrelaçamentoResumo
Em muitos setores significativos, mudou apreciavelmente o tom e a substância do discurso sociológico sobre o passado, o presente e o futuro da cultura em geral, sobre as instituições, o conteúdo das aspirações e relações individuais, e também sobre a matéria e a organização da ciência, da tecnologia e da epistemologia. O discurso da sociedade pós-moderna e, correspondentemente, os fenômenos de suporte intelectual e social oferecem algum crédito para os argumentos de que o mundo de hoje e os prospectos de amanhã estão em contraste radical, e mesmo em assimetria, com o mundo dos últimos dois séculos e meio. O propósito deste artigo é triplo. Primeiro, é necessário identificar os domínios específicos nos quais as alegações pós-modernas diferem das noções dominantes da representação moderna da sociedade e da ciência. Quais são as maneiras pelas quais a pós-modernidade forja conceitos substitutos e repudia conceitos da modernidade ou, de modo alternativo, até que grau procura-se construí-los em vista das recentes mudanças cognitivas, tecnológicas e sociais, mesmo se situando, todavia, no interior do quadro referencial da modernidade? Segundo, o que constitui a mensagem fundamental, cultural e cognitiva, da pós-modernidade? Em que tal mensagem rompe autenticamente com a modernidade e onde ela procura distintamente destruir os próprios fundamentos do pensamento da modernidade? Quais são as implicações putativas para a ciência, a tecnologia e a própria epistemologia? Finalmente, propor-se-á aqui uma alternativa à análise pós-moderna, uma alternativa que depende de características básicas do pensamento moderno e que, entretanto, incorpora eventos que transformaram inegavelmente o homem, a máquina, o material e a epistemologia nas últimas décadas e que, desse modo, redesenha o mapa da modernidade especificando as componentes e os modos de interação e extensão alternativos. Essa hipótese pode ser vista como uma ponte entre a modernidade clássica e a pós-modernidade, e também como um desvio em relação a estas. Essa linha de pensamento pode ser, por ora, grosseiramente rotulada de "pós-pós-modernidade". A hipótese está baseada em uma "matriz de entrelaçamento", a qual mobiliza três noções fundamentais que são fortemente informadas pela experiência contemporânea na ciência e na tecnologia, embora não exclusivamente por esses domínios. O lugar central atribuído aqui ao conhecimento e à epistemologia não é despropositado, em vista de sua primazia no fluxo da ação hodierna (na inovação, na vida diária, na política).Downloads
Referências
Abbott, A. Things of boundaries. Social Research, 62, 4, p. 857-82, 1995.
Beck, U. The theory of reflexive modernization: problematic, hypotheses, and research program. Theory, Culture and Society, 20, 1, p. 1-33, 2003.
Beck, U.; Giddens, A. & Lash, S. (Ed.). Reflexive modernization: politics, tradition and aesthetics in the modern social order. Stanford: Stanford University Press, 1994.
Bourdieu, P. La distinction: critique sociale du jugement de gout. Paris: Minuit, 1979.
Castells, M. The rise of the network society. Oxford: Blackwell, 1996.
Durkheim, É. The elementary forms of religious life. New York: The Free Press, 1912.
Durkheim, É. The division of labor in society. New York: The Free Press, 1993.
Elias, N. La société des individus. Paris: Fayard, 1987.
Espeland, W. & Mitchel, S. Commensuration as a social process. Annual Review of Sociology, 28, p. 313-43, 1998.
Etzkowitz, H. & Leydesdorff, L. Universities and the global knowledge economy: a triple helix of university-industry-government relations. London: Cassell Academic, 1997.
Forman, P. Weimar culture, causality, and quantum theory: adaptation by German physicists and mathematicians to a hostile environment. Historical Studies in the Physical Sciences, 3, p. 1-115, 1971.
Forman, P. The primacy of science in modernity, of technology in post modernity, and of ideology in the history of technology. History of Technology, 23, 1-2, p. 1-152, 2007.
Gibbons, M. et al. The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. London: Sage, 1994.
Giddens, A. Modernity and self-identity. Cambridge: Polity, 1991.
Giddens, A. Living in a post-traditional society. In: Beck, U.; Giddens, A. & Lash, S. (Ed.). Reflexive modernization: politics, tradition and aesthetics in the modern social order. Stanford: Stanford University Press, 1994. p. 56-109.
Habermas, J. The political discourse of modernity. Cambridge: MIT Press, 1987.
Inglis, D. Confronting culture: sociological vistas. Cambridge: Polity, 2003.
Inglis, D. Confronting everyday life. London: Routledge, 2005.
Inglis, D. & Bones, J. Boundary maintenance, border crossing and the nature/culture divide. European Journal of Social Theory, 9, 2, p. 272-87, 2006.
Jameson, F. Post modernity: or the cultural logic of late capitalism. London: New Left Review, 1984.
Lash, S. Aesthetic reflexive modernization: the aesthetic dimension. Theory, Culture and Society, 10, 1, p. 1-24, 1993.
Lash, S. Reflexive and its doubles: structure, aesthetics, community. In: Beck, U.; Giddens, A. & Lash, S. (Ed.). Reflexive modernization: politics, tradition and aesthetics in the modern social order. Stanford: Stanford University Press, 1994. p. 110-173.
Lash, S. & Friedman, J. Sociology of post modernity. London: Routledge, 1990
Lash, S. & Friedman, J. Modernity and self-identity. Cambridge: Polity, 1992.
Lash, S. & Friedman, J. (Ed.). Modernity and identity. Oxford: Blackwell, 1992.
Latour, B. Science in action: how to follow scientists and engineers through society. Cambridge: Harvard University Press, 1987.
Latour, B. Nous n’avons jamais été modernes: essai d’anthropologie symétrique. Paris: La Découverte & Syros, 1997.
Latour, B. Is re-modernization occurring – and if so, how to prove it? A commentary on Ulrich Beck. Theory, Culture and Society, 20, 2, p. 35-48, 2003.
Latour, B. & Woolgar, S. Laboratory life: the construction of social scientific facts. Los Angeles/London: Sage, 1979.
Lee, R. In search of second modernity: reinterpreting reflexive modernization in the context of multiple modernities. Social Science Information, 47, p. 47-55, 2008.
Luhman, N. The modernity of science. New German Critique, 61, p. 9-16, 1994.
Lyotard, J. F. La condition postmoderne, rapport sur le savoir. 1979. Paris: Minuit, 1979.
Lyotard, J. F. Le différent. Paris: Minuit, 1983.
Lyotard, J. F. Le postmoderne expliqué aux enfants. Paris, Edition Galilée, 1988.
Marcovich, A. A quoi rêvent les sociétés? Paris: Odile Jacob, 2001.
Nowotny, H. et al. Re-thinking science. Knowledge and the public in an age of uncertainty. Oxford: Polity, 2001.
Pestre, P. Physique et physiciens en France 1918-1940. Paris: Archives Contemporaines, 2001.
Rasch, W. Theories of complexity, complexity of theories: Habermas, Luhman and the study of social systems. German Studies Review, 14, 1, p. 65-83, 1999.
Scott, A. Modernity’s machine metaphor. British Journal of Sociology, 48, 4, p. 561-75, 1997.
Shilling, P. & Mellor, C. Durkheim, morality and modernity: collective effervescence, homo duplex and the sources of moral action. The British Journal of Sociology, 49, 2, p. 193-209, 1998.
Shinn, T. Savoir scientifique et pouvoir social: l’école polytechnique, 1793-1914. Paris: Sciences Politiques, 1980.
Shinn, T. The triple helix and new production of knowledge: prepackaged thinking on science and technology. Social Studies of Science, 32, 4, p. 599-614, 2002.
Shinn, T. When is simulation a research-technology? Practices, markets, and lingua franca. In: Lenhard, J.; Küppers, G. & Shinn, T. (Ed.). Simulation, pragmatic construction of reality. Springer: Dortrecht, 2006. p. 187-203.
Shinn, T. & Lamy, E. Caminhos do conhecimento comercial: formas e conseqüências da sinergia universidade-empresa nas incubadoras tecnológicas. Scientiae Studia, 4, 3, p. 485-508, 2006.
Shinn, T. & Marcovich, A. Cognitive/organisational blocks. Promethean, territorial and porous configurations. Social Science Information, 1, 2009. No prelo.
Shinn, T. & Ragouet, P. Controverses sur la science: pour une sociologie transversaliste des activités scientifiques. Paris: Raison d’Agir, 2005.
Stein, W. The end of what modernity? Theory and Society, 24, 4, p. 471-88, 1995.
Veyne, P. Foucault, sa pensée, sa personne. Paris: Albin Michel, 2008.
Weber, M. The protestant ethic and the spirit of capitalism. London: George Allen and Underwin, 1993.
Weber, M. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Scientiae Studia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista detém os direitos autorais de todos os textos nela publicados. Os autores estão autorizados a republicar seus textos mediante menção da publicação anterior na revista. A revista adota a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.