Aspectos cognitivos e sociais das práticas científicas

Autores

  • Hugh Lacey Swarthmore College

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-31662008000100004

Palavras-chave:

Valores cognitivos, Valores sociais, Objetividade, Longino, Kitcher, Apreciação de teoria científica, Metodologia científica

Resumo

Será um aspecto constitutivo dos juízos de aceitabilidade cognitiva de teorias o fato de serem feitos sob certas relações sociais que incorporam valores sociais específicos cultivados pelos pesquisadores (Helen Longino)? Ou será que fazer juízos corretos desse tipo é apenas uma conseqüência de interações sociais que ocorrem sob essas relações (Philip Kitcher)? Embora de maneira geral subscreva o segundo ponto de vista, faço uma distinção, ausente dos escritos de Longino e Kitcher, entre aceitação correta e endossamento (endorsement) de uma teoria, e defendo a tese de que a concepção de Longino aplica- se ao endossamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Douglas, H. Inductive risk and values in science. Philosophy of Science, 67, p. 559–79, 2000.

Dupas, G. (Org.). Tensões entre meio-ambiente e crescimento econômico. São Paulo: Unesp. No prelo.

Haack, S. Science as social? – yes and no. In: Nelson, L. H. & Nelson, J. (Ed.). Feminism, science, and the philosophy of science. Dordrecht: Kluwer, 1997. p. 79–93.

Kitcher, P. The lives to come: the genetic revolution and human possibilities. New York: A Touchstone Book, 1997.

Kitcher, P. Science, truth and democracy. New York: Oxford University Press, 2001.

Kitcher, P. The third way: reflections on Helen Longino’s “The fate of knowledge”. Philosophy of Science, 69, p. 549–59, 2002a.

Kitcher, P. Reply to Helen Longino. Philosophy of Science, 69, p. 569–72, 2002b.

Kitcher, P. A case of misrepresentation. Science, 295, p. 1.466, 2002c.

Lacey, H. Is science value free? Values and scientific understanding. London: Routledge, 1999.

Lacey, H. Assessing the value of transgenic crops. Science and Engineering Ethics, 8, p. 497–511, 2002.

Lacey, H. Existe uma distinção relevante entre valores cognitivos e sociais? Scientiae Studia 1, 2, p. 121–49, 2003a.

Lacey, H. The behavioral scientist qua scientist makes value judgments. Behavior and Philosophy, 31, p. 209-23, 2003b.

Lacey, H. Values and objectivity in science, and current controversy about transgenic crops. Lanham, MD: Lexington, 2005a.

Lacey, H. On the interplay of the cognitive and the social in scientific practices. Philosophy of Science, 72, p. 977–88, 2005b.

Lacey, H. A controvérsia sobre os transgênicos. Questões científicas e éticas. Aparecida: Idéias e Letras, 2006.

Lacey, H. On the aims and responsibilities of science. Principia, 11, p. 45–62, 2007.

Lacey, H. Valores e atividade científica 1. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34, 2008.

Lacey, H. Valores e atividade científica 2. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34. No prelo a.

Lacey, H. Crescimento econômico, meio-ambiente e sustentabilidade social: a responsabilidade dos cientistas e a questão dos transgênicos. In: Dupas, G. (Org.). Tensões entre meio-ambiente e crescimento econômico. São Paulo: Editora Unesp. No prelo b.

Longino, H. E. Cognitive and non-cognitive values in science: Rethinking the dichotomy. In: Nelson, L. H. & Nelson, J. (Ed.). Feminism, science, and the philosophy of science. Dordrecht: Kluwer, 1997. p. 39–58.

_____. The fate of knowledge. Princeton: Princeton University Press, 2002a.

Longino, H. E. Science and the common good: thoughts on Philip Kitcher’s “Science, truth and democracy”. Philosophy of Science, 69, p. 560–8, 2002b.

Longino, H. E. Reply to Philip Kitcher. Philosophy of Science, 69, p. 573–7, 2002c.

Machamer, P. & Douglas, H. Cognitive and social values. Science and Education, 8, p. 36–41, 1999.

Nelson, L. H. & Nelson, J. (Ed.). Feminism, science, and the philosophy of science. Dordrecht: Kluwer, 1997.

Rudner, R. The scientist qua scientist makes value judgments. Philosophy of Science, 20, p. 1–6, 1953.

Downloads

Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aspectos cognitivos e sociais das práticas científicas . (2008). Scientiae Studia, 6(1), 83-96. https://doi.org/10.1590/S1678-31662008000100004