Forma, epistemologia e imagem nas nanociências
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-31662009000100003Palavras-chave:
Cristal, Defeito, Epistemologia, Epitaxia, Forma, Imagem, Morfologia, Nanoescala, Sentido, Significação, SimulaçãoResumo
A recorrência, nas pesquisas na nanoescala, da noção de forma (geométrica, arquitetural etc.) e o aumento exponencial da ocorrência de temas ligados à forma servem de ponto de partida para a análise proporcionada por este artigo da significação dessas formas e da epistemologia que lhes está associada. É particularmente interessante construir uma tal epistemologia para as pesquisas na escala nanométrica, na qual são produzidos e manipulados objetos (cristais, materiais biológicos etc.) e na qual se joga com as configurações que eles adquirem, com o propósito explícito de estudar essas novas classes de fenômenos. A importância da noção de forma, para as ciências da nanoescala, é ainda reforçada pelo lugar essencial que ocupam as imagens, tanto nos trabalhos experimentais como nos de simulação. A coincidência das formas nos resultados experimentais e por simulação mostra que a forma torna-se um sistema de explicação, de interpretação, de verificação dos resultados e de compreensão de fenômenos.Downloads
Referências
Daston, L. & Galison, P. Objectivity. New York: Zone Books, 2007.
Filinov, A. V. et al. Frozen electrons. Physical Review Letters, 86, p. 3851, 2001.
Francoeur, E. The forfotten tool: the design and use of molecular models. Social Studies of Science, 27, 1, p. 7-40, 1997.
Galison, P. Image and logic: a material culture of microphysics. Chicago: The University of Chicago Press, 1997.
Lanzillotti-Kimura, N. D. et al. Coherent generation of acoustic phonons in an optical microcavity. Physical Review Letters, 99, 21, p. 7405, Nov. 2007.
Myers, N. Molecular embodiments and the body-work of modeling in protein crystallography. Social Studies of Science, 38, 2, p. 163-99, Apr. 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Scientiae Studia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista detém os direitos autorais de todos os textos nela publicados. Os autores estão autorizados a republicar seus textos mediante menção da publicação anterior na revista. A revista adota a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.