Consciência virtual e imaginário
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-31662009000400006Palavras-chave:
Realidade virtual, Second life, Imaginação, Subjetividade, Fenomenologia, HusserlResumo
Nas discussões contemporâneas acerca de "realidade virtual", "ciberespaço" e "mundos virtuais" falta frequentemente uma reflexão filosófica substancial sobre a função da imaginação sem a qual a realidade virtual não seria nem virtual nem realidade. Neste artigo, eu ensaio um tratamento fenomenológico da realidade virtual e do imaginário ao desenvolver algumas ideias-chave nas reflexões fenomenológicas de Husserl sobre a imaginação, consciência de imagem, encarnação e "irrealização" da subjetividade por meio do imaginário.Downloads
Referências
Aarseth, E. Fictional, simulated, real: towards an ontology of game objects. Conferência apresentada na The Philosophy of Computer Games Conference, Modena, Itália , 25 de Janeiro de 2007.
Boellstorff, T. Coming of age in second life. Princeton: Princeton University Press, 2008.
Burnett, R. How images think. Cambridge: MIT, 2005.
Diderot, D. Oeuvres esthétiques. Paris: Garnier, 1994.
Fink, E. Vergegenwärtigung und Bild. In: Fink, E. Studien zur Phänomenologie, 1930-1939. Haag: Martinus Nijhoff, 1966. p. 1-78.
Husserl, E. Zur Phänomenologie der Intersubjektivität. 1905-1920. Haag: Martinus Nijhoff, 1973.
Husserl, E. Phäntasie, Bildbewusstsein, Erinnerung. Haag: Martinus Nijhoff, 1980. (HUA, xxiii).
Rouse, R. Game design: theory and practice. Plano: Wordware Publishing, 2001.
Singer, D. & Singer, J. Imagination and play in the electronic age. Cambridge: Harvard University Press, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Scientiae Studia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista detém os direitos autorais de todos os textos nela publicados. Os autores estão autorizados a republicar seus textos mediante menção da publicação anterior na revista. A revista adota a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.