Consciência virtual e imaginário

Autores

  • Nicolas de Warren Wellesley College

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-31662009000400006

Palavras-chave:

Realidade virtual, Second life, Imaginação, Subjetividade, Fenomenologia, Husserl

Resumo

Nas discussões contemporâneas acerca de "realidade virtual", "ciberespaço" e "mundos virtuais" falta frequentemente uma reflexão filosófica substancial sobre a função da imaginação sem a qual a realidade virtual não seria nem virtual nem realidade. Neste artigo, eu ensaio um tratamento fenomenológico da realidade virtual e do imaginário ao desenvolver algumas ideias-chave nas reflexões fenomenológicas de Husserl sobre a imaginação, consciência de imagem, encarnação e "irrealização" da subjetividade por meio do imaginário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aarseth, E. Fictional, simulated, real: towards an ontology of game objects. Conferência apresentada na The Philosophy of Computer Games Conference, Modena, Itália , 25 de Janeiro de 2007.

Boellstorff, T. Coming of age in second life. Princeton: Princeton University Press, 2008.

Burnett, R. How images think. Cambridge: MIT, 2005.

Diderot, D. Oeuvres esthétiques. Paris: Garnier, 1994.

Fink, E. Vergegenwärtigung und Bild. In: Fink, E. Studien zur Phänomenologie, 1930-1939. Haag: Martinus Nijhoff, 1966. p. 1-78.

Husserl, E. Zur Phänomenologie der Intersubjektivität. 1905-1920. Haag: Martinus Nijhoff, 1973.

Husserl, E. Phäntasie, Bildbewusstsein, Erinnerung. Haag: Martinus Nijhoff, 1980. (HUA, xxiii).

Rouse, R. Game design: theory and practice. Plano: Wordware Publishing, 2001.

Singer, D. & Singer, J. Imagination and play in the electronic age. Cambridge: Harvard University Press, 2005.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar