Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-31662011000200004Palavras-chave:
Ciência moderna, Autoridade, Evidência, Método experimental, Mecanicismo, Controle da natureza, Lição de anatomia, Mondino, Vesalius, RembrandtResumo
A iconografia dos frontispícios dos tratados anatômicos de Mondino, Vesalius e Realdo Colombo, aqui sucintamente apresentada, permite acompanhar um aspecto central da revolução científica dos séculos xvi e xvii: o processo ao longo do qual a autoridade da palavra (dos textos da tradição escolástica) cede lugar para a evidência dos fatos (estabelecidos mediante a observação experimental). O notável desenvolvimento científico e técnico subsequente à consolidação do método matemático-experimental não se realizou, porém, livre de contradições. Inquietações associadas a questões controversas do progresso científico ulterior, como a redução do corpo vivo à matéria inerte e manipulável (própria do mecanicismo) e a sobrevalorização do poder de controle (própria da compulsão tecnológica), podem ser pressentidas desde muito cedo. É o que sugerimos pela interpretação de uma notável obra de arte do século xvii, "A lição de anatomia do Dr. Tulp", de Rembrandt.Downloads
Referências
Bockermühl, M. Rembrandt: o mistério da aparição. Colônia: Benedikt Tashen Verlag, 1993.
Crombie, A. C. Historia de la ciencia de San Agustin a Galileo. Siglos V a XIII. Madrid: Alianza Universidad,1987. v. 1.
Crombie, A. C. Science, art and nature in medieval and modern thought. London: Hambledon Press, 1996.
Eckart, W. U. & Gradmann, C. (Org.). Ärzte Lexikon: von der Antike bis zur Gegenwart. Berlin: Springer-Verlag, 2001.
Jonas, H. O princípio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. Petrópolis: Vozes, 2004.
Kickhöfel, E. H. P. A lição de anatomia de Andrea Vesalius e a ciência moderna. Scientiae Studia, 1, 3, p. 389-404, 2003.
Koyré, A. Du monde clos à l’univers infini. Paris: Gallimard, 1973.
Koyré, A. Études d’histoire de la pensée scientifique. Paris: Gallimard, 1985.
Lacey, H. Valores e atividade científica 1. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34, 2008.
Lenoble, R. Esquisse d’une histoire de l’idée de nature. Paris: Albin Michel, 1969.
Mariconda, P. R. O controle da natureza e as origens da dicotomia entre fato e valor. Scientiae Studia, 4, 3, p. 453-72, 2006.
Oliveira, M. B. Neutralidade da ciência, desencantamento do mundo e controle da natureza. Scientiae Studia, 6, 1, p. 97-116, 2008.
Rossi, P. A ciência e a filosofia dos modernos: aspectos da revolução científica. São Paulo: Editora Unesp, 1989.
Sebald, W. G. Os anéis de Saturno. São Paulo: Record, 2002.
Simmel, G. A arte religiosa de Rembrandt. In: Simmel, G. Religião, ensaios. São Paulo: Olho D’Água, 2009. v. 1/2, p. 91-108.
Singer, C. A study in early Renaissance anatomy, with a new text. The Anathomia of Hieronymo Manfredi (1490). In Singer, C. (Ed.). Studies in the history and method of science. New York: Arno Press, 1975. v.1, p. 80-165.
Siraisi, N. Medieval & early Renaissance medicine. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.
Spence, D. Rembrandt: A vida de um retratista. São Paulo: Melhoramentos, 2002.
Trevisano, F. Mondino de Luzzi. In: Eckart, W. U. & Gradmann, C. (Org.). Ärzte Lexikon: von der Antike bis zur Gegenwart. Berlin: Springer-Verlag, 2001. p. 223-4.
Vesalius, A. De humani corporis fabrica: Epitome. Tabulae Sex. Tradução P. C. P. Lemos & M. C. V. Carne-vale. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Scientiae Studia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista detém os direitos autorais de todos os textos nela publicados. Os autores estão autorizados a republicar seus textos mediante menção da publicação anterior na revista. A revista adota a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.